Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Rosemery Issa Rizk-
dc.date.accessioned2024-11-18T21:17:34Z-
dc.date.available2024-11-18T21:17:34Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Rosemery Issa Rizk. O ensino da astronomia nos anos iniciais da educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35471-
dc.descriptionAcompanha: Despertando o interesse pela astronomia: uma proposta de ensino para os anos iniciais da educação básicapt_BR
dc.description.abstractAstronomy is evidently present in our lives, we just need to simply observe the sky to be enchanted by such an immensity of the Universe. In elementary education, in the early years, teachers generally dedicate themselves more to literacy in the portuguese language and mathematics curricular components and end up leaving the other components in the background. Therefore, this work aimed to develop an educational product that met the needs of this group of teachers with the purpose of providing conditions so that they could work on the basics of astronomy. This product was applied in a municipal institution in a city in the interior located in the northwest of the state of Parana, through a vygotskian-inspired teaching proposal with suggestions for experiments, demonstrations and other practical activities focused on rotation and translation movements, associating such movements to the seasons, in addition to examining the periodicity of the moon's phases, using observations and records of the moon's apparent shapes in the sky. We believe that the results of this product were positive, as it awakened students' curiosity about science, as well as questions related to the natural phenomena observed, in addition to trying to formulate hypotheses about these same phenomena.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleO ensino da astronomia nos anos iniciais da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of astronomy in the early years of basic educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Astronomia está presente em nossas vidas de modo evidente, basta simplesmente observarmos o céu para ficarmos encantados com tamanha imensidão do Universo. No Ensino Fundamental, nos anos iniciais, geralmente os professores se dedicam mais à alfabetização dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática e acabam deixando os demais componentes para um segundo plano. Desta forma, este trabalho teve como objetivo desenvolver um produto educacional que atendesse às necessidades desse grupo de professores com a finalidade de proporcionar condições para que eles pudessem trabalhar as noções básicas de Astronomia. Este produto foi aplicado em uma instituição municipal de uma cidade do interior situada no noroeste do estado do Paraná, por meio de uma proposta de ensino de inspiração vigotskyana com sugestões de experimentos, demonstrações e outras atividades práticas voltadas ao movimento de rotação e translação, associando tais movimentos às estações do ano, além de examinar a periodicidade das fases da Lua, recorrendo a observações e registros das formas aparentes da Lua no céu. Acreditamos que os resultados deste produto foram positivos, uma vez que despertou nos estudantes a curiosidade pela ciência, bem como pelas questões relativas aos fenômenos naturais observados, além de tentarem formular hipóteses sobre esses mesmos fenômenos.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8160-8872pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0479493886985800pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Débora Ferreira da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3885-2634pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293445079126935pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Aline Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6764014800055163pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Débora Ferreira da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3885-2634pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293445079126935pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoastronomiaanosiniciais.pdf9,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoastronomiaanosiniciais_produto.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons