Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35471
Título: | O ensino da astronomia nos anos iniciais da educação básica |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of astronomy in the early years of basic education |
Autor(es): | Costa, Rosemery Issa Rizk |
Orientador(es): | Silva, Débora Ferreira da |
Palavras-chave: | Astronomia Ensino Educação básica Astronomy Teaching |
Data do documento: | 6-Set-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | COSTA, Rosemery Issa Rizk. O ensino da astronomia nos anos iniciais da educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024. |
Resumo: | A Astronomia está presente em nossas vidas de modo evidente, basta simplesmente observarmos o céu para ficarmos encantados com tamanha imensidão do Universo. No Ensino Fundamental, nos anos iniciais, geralmente os professores se dedicam mais à alfabetização dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática e acabam deixando os demais componentes para um segundo plano. Desta forma, este trabalho teve como objetivo desenvolver um produto educacional que atendesse às necessidades desse grupo de professores com a finalidade de proporcionar condições para que eles pudessem trabalhar as noções básicas de Astronomia. Este produto foi aplicado em uma instituição municipal de uma cidade do interior situada no noroeste do estado do Paraná, por meio de uma proposta de ensino de inspiração vigotskyana com sugestões de experimentos, demonstrações e outras atividades práticas voltadas ao movimento de rotação e translação, associando tais movimentos às estações do ano, além de examinar a periodicidade das fases da Lua, recorrendo a observações e registros das formas aparentes da Lua no céu. Acreditamos que os resultados deste produto foram positivos, uma vez que despertou nos estudantes a curiosidade pela ciência, bem como pelas questões relativas aos fenômenos naturais observados, além de tentarem formular hipóteses sobre esses mesmos fenômenos. |
Abstract: | Astronomy is evidently present in our lives, we just need to simply observe the sky to be enchanted by such an immensity of the Universe. In elementary education, in the early years, teachers generally dedicate themselves more to literacy in the portuguese language and mathematics curricular components and end up leaving the other components in the background. Therefore, this work aimed to develop an educational product that met the needs of this group of teachers with the purpose of providing conditions so that they could work on the basics of astronomy. This product was applied in a municipal institution in a city in the interior located in the northwest of the state of Parana, through a vygotskian-inspired teaching proposal with suggestions for experiments, demonstrations and other practical activities focused on rotation and translation movements, associating such movements to the seasons, in addition to examining the periodicity of the moon's phases, using observations and records of the moon's apparent shapes in the sky. We believe that the results of this product were positive, as it awakened students' curiosity about science, as well as questions related to the natural phenomena observed, in addition to trying to formulate hypotheses about these same phenomena. |
Descrição: | Acompanha: Despertando o interesse pela astronomia: uma proposta de ensino para os anos iniciais da educação básica |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35471 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinoastronomiaanosiniciais.pdf | 9,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ensinoastronomiaanosiniciais_produto.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons