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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35469
Título: | Perspectiva interdisciplinar de prática pedagógica com o gênero texto dissertativo-argumentativo do ENEM |
Título(s) alternativo(s): | Interdisciplinary perspective of pedagogical practice with ENEM'S dissertative-argumentative text genre |
Autor(es): | Claudino, Marcia Regina Soares Wakabayashi |
Orientador(es): | Santos, Givan Jose Ferreira dos |
Palavras-chave: | Textos - Gênero Escrita - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar na educação Texts - Gender Writing - Study and teaching Interdisciplinary approach in education |
Data do documento: | 9-Nov-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | CLAUDINO, Marcia Regina Soares Wakabayashi. Perspectiva interdisciplinar de prática pedagógica com o gênero texto dissertativo-argumentativo do enem. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. |
Resumo: | Neste trabalho, proponho uma abordagem pedagógica interdisciplinar para ensino e produção do gênero texto dissertativo-argumentativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A questão norteadora foi: como contribuir com reflexões teóricas e orientações metodológicas com os docentes, associando princípios da Teoria dos Gêneros Textuais, Semântica Argumentativa e Interdisciplinaridade, utilizando o conceito de argumentação interdisciplinar, a fim de que possam desenvolver nos alunos habilidades argumentativas para escrever um texto satisfatório para o Enem? O estudo ancora-se no viés de pressupostos conceituais da Linguística Textual – como concepção sociointeracionista de linguagem, texto, gênero textual, domínio discursivo e tipo textual –, da Semântica Argumentativa – conceito de vieses sociodiscursivos de abordagem do tema – e da noção de interdisciplinaridade. Os objetivos específicos da pesquisa são: discutir os conceitos de gênero textual, domínio discursivo e suas relações com as especificidades do texto dissertativo argumentativo do Enem; demonstrar a importância de uma argumentação interdisciplinar sólida para obter sucesso na elaboração da redação do Enem; descrever o processo de aplicação do produto educacional; analisar os resultados da aplicação; fornecer aos colegas de profissão um suporte didático – produto educacional (Apêndice B) –, trazendo reflexões e atividades que contemplem o que os materiais pedagógicos disponíveis não abordam. A pesquisa de campo ocorreu em uma escola pública da rede estadual com alunos do terceiro ano do Ensino Médio na cidade de Londrina, Paraná. No decorrer do trabalho, especifico o produto educacional intitulado “Projeto de estudo interdisciplinar sobre o texto dissertativo argumentativo do Enem”, com o intuito de colaborar com a prática docente no que diz respeito à produção textual para o exame. O processo de aplicação do produto educacional envolveu um grupo de doze estudantes em quatro encontros presenciais e a colaboração de professores de diversas disciplinas. Os alunos receberam orientações específicas e foram incentivados a produzir textos que articulassem essas diferentes áreas, seguindo as diretrizes e critérios do Enem. A análise qualitativa dos resultados da aplicação revelou melhorias significativas nas habilidades de escrita dos alunos, bem como a abordagem interdisciplinar contribuiu para um melhor entendimento dos temas propostos e para a elaboração de argumentos mais robustos. Do total de doze alunos, oito empregaram novos vieses sociodiscursivos nas reelaborações de seus textos, efetivando a compreensão e a importância da argumentação interdisciplinar no gênero textual solicitado na redação do Enem. Os estudantes relataram ter adquirido maior preparo e confiança na realização da prova de redação do Enem, evidenciando a contribuição do produto educacional aplicado. |
Abstract: | In this work, I propose an interdisciplinary pedagogical approach for teaching and producing the essay-argumentative text genre for the National High School Exam (Enem). The guiding question was: How to contribute with theoretical reflections and methodological guidelines with teachers, associating principles of Text Genre Theory, Argumentative Semantics and Interdisciplinarity, using the concept of interdisciplinary argumentation, so that students can develop argumentative skills to write a satisfactory text for Enem? The study is anchored in the conceptual assumptions of Textual Linguistics – such as the socio-interactionist conception of language, text, textual genre, discursive domain and textual type –, Argumentative Semantics – the concept of socio-discursive biases in approaching the topic – and the notion of interdisciplinarity. The specific objectives of the research are: to discuss the concepts of textual genre, discursive domain and their relationships with the specificities of the Enem dissertation-argumentative text; demonstrate the importance of solid interdisciplinary argumentation to be successful in preparing the Enem essay; describe the process of applying the educational product; analyze the results of the application; provide professional colleagues with teaching support – educational product (Appendix B) –, bringing reflections and activities that address what the available teaching materials do not address.The field research took place in a public school in the state network with third-year high school students in the city of Londrina, Paraná. In the course of the work, I specify the educational product entitled “Interdisciplinary study project on the Enem dissertation-argumentative text”, with the aim of collaborating with teaching practice with regard to textual production for the Enem. The process of applying the educational product involved a group of twelve students in four face-to-face meetings and the collaboration of teachers from different disciplines. Students received specific guidance and were encouraged to produce texts that articulated these different areas, following the Enem guidelines and criteria. The qualitative analysis of the application results revealed significant improvements in the students' writing skills, as well as the interdisciplinary approach contributed to a better understanding of the proposed themes and to the elaboration of more robust arguments. Of the total of twelve students, eight employed new socio-discursive biases in re-elaborating their texts, enhancing understanding and the importance of interdisciplinary argumentation in the textual genre requested in the Enem essay. Students reported having acquired greater preparation and confidence in taking the Enem writing test, demonstrating the success of the educational product applied. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Projeto de estudo interdisciplinar sobre o texto dissertativo-argumentativo do ENEM" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35469 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
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