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dc.creatorSouza, Yohhan Garcia de-
dc.date.accessioned2024-11-18T18:34:48Z-
dc.date.available2024-11-18T18:34:48Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Yohhan Garcia de. Elementos constituintes que transformam a ouvidoria pública em ferramenta estratégica de governança. 2024. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35467-
dc.description.abstractThis study discusses the fundamental elements that public ombudsman offices in Brazil must develop in order to be transformed into strategic tools for public governance. The aim is to present the basic principles and elements of public governance in the country and also to understand that governance points the way forward to ensure excellence and balance in the public services provided. To this end, it is necessary to present data, insights and strategic information that will point out the paths that should be followed by the public administration. The public ombudsman office is the strategic tool that can support the work of governance, as it is a channel responsible for listening to the population’s concerns, be they complaints, suggestions, reports, requests and compliments, and transforming them into data that can later be transformed into information and indicators for public policies. In order to reach the desired understanding, the study demonstrates the global history of the ombudsman office and its development over the years. In addition to presenting the historical context, for a better understanding, it was decided to point out the correlation between the principles of the public ombudsman office and the principles of public governance in Brazil. Using the case study methodology, the work developed by the Ombudsman’s Office of the State of Paraná was researched. By correlating the principles of ombudsmanship and governance, the service is transformed into a strategic tool for public governance, providing public managers with information that helps them make decisions. In addition, it enables the identification of possible misconduct that impacts management with the data that is extracted and processed by the Strategic Information Center of the Ombudsman’s Office of the State of Paraná. The path to good and correct public governance is long and full of obstacles, but it can only be overcome if it is started at some point. This study aims to develop an ombudsman’s manual containing guidelines for transforming a public ombudsman’s office into a strategic tool for public governance, presenting good governance practices in ombudsman’s offices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectOuvidorespt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectCorporate governancept_BR
dc.subjectOmbudspersonspt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.titleElementos constituintes que transformam a ouvidoria pública em ferramenta estratégica de governançapt_BR
dc.title.alternativeConstituent elements that transform the public ombudsman office into a strategic governance toolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discorre sobre os elementos fundamentais que as ouvidorias públicas do Brasil devem desenvolver, a fim de serem transformadas em ferramentas estratégicas de governança pública. Busca-se apresentar os princípios e elementos básicos da governança pública no país e também a compreensão de que a governança aponta a direção que se deve tomar para a garantia da excelência e equilíbrio nos serviços públicos prestados. Para isso, há a necessidade de apresentar dados, insights e informações estratégicas que apontarão os caminhos que devem ser percorridos pela administração pública. A ouvidoria pública é uma ferramenta estratégica que pode subsidiar o trabalho da governança, por se tratar de um canal responsável por ouvir a população em seus anseios, sejam eles reclamações, sugestões, denúncias, solicitações e elogio, e transformá-los em dados que posteriormente podem ser transformados em informações e indicadores de políticas públicas, e, para chegar no entendimento desejado, o estudo demonstra a evolução mundial da ouvidoria e o seu desenvolvimento durante os anos. O estudo aponta a correlação entre os princípios da ouvidoria pública e os princípios da governança pública no Brasil. Por meio da metodologia de estudo documenta e caso de estudo, a pesquisa foi realizada no trabalho desenvolvido pela Ouvidoria-Geral do Estado do Paraná que ao correlacionar os princípios de ouvidoria e governança transforma o serviço em ferramenta estratégica de governança pública subsidiando os gestores públicos com informações que os auxiliam nas tomadas de decisões. Além de possibilitar a identificação de possíveis desvios de condutas que causam impacto na gestão com os dados que são extraídos e trabalhados pelo Núcleo de Informação Estratégico da Ouvidoria-Geral do Estado do Paraná. O caminho para a boa e correta governança pública é extenso e com muitos obstáculos, mas ele só pode ser vencido se iniciado em algum momento. O presente estudo tem por objetivo desenvolver um manual de ouvidoria contendo orientações para transformar uma ouvidoria pública em ferramenta estratégica de governança pública, apresentando as boas práticas de governança em ouvidoria.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3838-8736pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1410124119145565pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Isaura Alberton de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7450-5579pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133870932761744pt_BR
dc.contributor.referee1Muncinelli, Gianfranco-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6715-5635pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4124017428050149pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Hilda Alberton de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0693-7377pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988999957558159pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Isaura Alberton de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7450-5579pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133870932761744pt_BR
dc.contributor.referee4Duenhas, Rogério Allon-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0766-0322pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3801711252187891pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
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