Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Brenda Anselmo-
dc.date.accessioned2024-11-18T18:31:37Z-
dc.date.available2024-11-18T18:31:37Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.citationMENDES, Brenda Anselmo. Ações do professor durante a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35466-
dc.descriptionAcompanha produto educacional livro interativo "Resolução de Problemas: ações do professor e a mobilização do pensamento matemático dos alunos"pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the actions of two teachers when teaching a class using the Mathematics Teaching-Learning-Assessment Methodology through Problem Solving and its influences (or contributions) to the development of students' mathematical thinking. The research is qualitative and data collection took place in the second half of 2023, in two stages: initially, a semi-structured interview was conducted, through Google Meet, with each of the teachers individually. In a second stage, the teachers taught their classes, using the methodology, and the data were recorded using recorders (one of them was with the teacher and another six captured the audio of each group of students), a camera, and the researcher's field diary, which recorded the actions that occurred during the classes. After data collection, the interviews and audios of the participating teachers and students were transcribed and the data analysis was carried out, considering two focuses: 1) the actions that the teachers performed when interacting with the groups; and 2) the mathematical thought processes demonstrated by the students. The actions presented by the two teachers contributed to the development of mathematical thought, and the most evident action was Questioning, and the least recurrent, and which did not help in the mobilization of mathematical thought, was Interrupting. The mathematical thought process Generalizing was the most developed by the students through the teachers' interventions. It is reiterated that the choice of the problem influenced the mathematical thought processes demonstrated. Together with the research, the Educational Product “Teacher's Actions during the Mathematics Teaching-Learning Assessment Methodology through Problem Solving that Promote Mathematical Thinking” was produced, containing guidelines on the Mathematics Teaching-Learning-Assessment Methodology through Problem Solving, the actions that are developed by the teacher when interacting with the students, on mathematical thinking and how to develop it, in addition to referrals and tips on how to develop them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Atitudespt_BR
dc.subjectEstudantes - Atitudespt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeachers - Attitudespt_BR
dc.subjectStudents - Attitudespt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleAções do professor durante a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunospt_BR
dc.title.alternativeTeacher’s actions during the teaching-learning-evaluation methodology of mathematics through problem solving and the development of students’ mathematical thinkingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar as ações de duas professoras ao ministrarem uma aula fazendo uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e suas influências (ou contribuições) para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. A pesquisa é do tipo qualitativa e a coleta dos dados ocorreu no segundo semestre de 2023, em duas etapas: inicialmente foi realizada uma entrevista semiestruturada, por meio do Google Meet, com cada uma das professoras individualmente. Em um segundo momento, as professoras ministraram suas aulas, fazendo uso da metodologia, e os dados foram registrados por meio de gravadores (um deles ficou junto à professora e outros seis capturaram o áudio de cada grupo de alunos), de uma câmera, e do diário de campo da pesquisadora, que registrou as ações que ocorreram durante as aulas. Após a coleta dos dados, as entrevistas e os áudios das professoras e dos alunos participantes foram transcritos e realizou se a análise dos dados, considerando dois focos: 1) as ações que as professoras realizaram ao interagir com os grupos; e 2) os processos de pensamento matemático evidenciados pelos alunos. As ações apresentadas pelas duas professoras contribuíram para o desenvolvimento do pensamento matemático, e a ação mais evidenciada foi a Questionar, e a menos recorrente, e que não ajudou na mobilização do pensamento matemático, foi a de Interromper. O processo de pensamento matemático Generalizar foi o mais desenvolvido pelos alunos por meio das intervenções das professoras. Reitera-se que a escolha do problema influenciou nos processos de pensamento matemático evidenciados. Juntamente à pesquisa, foi produzido o Produto Educacional “Ações do professor durante a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas que promovem o Pensamento Matemático”, contendo orientações acerca da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, das ações que são desenvolvidas pelo professor ao interagir com os alunos, sobre o pensamento matemático e como desenvolvê-lo, além de encaminhamentos e dicas sobre como desenvolvê-los.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9715331711895189pt_BR
dc.contributor.advisor1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee2Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee3Possamai, Janaina Poffo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011361495097968pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acoesprofessorpensamentomatematico.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
acoesprofessorpensamentomatematico_produto.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons