Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35466
Título: Ações do professor durante a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos
Título(s) alternativo(s): Teacher’s actions during the teaching-learning-evaluation methodology of mathematics through problem solving and the development of students’ mathematical thinking
Autor(es): Mendes, Brenda Anselmo
Orientador(es): Justulin, Andresa Maria
Palavras-chave: Professores - Atitudes
Estudantes - Atitudes
Resolução de problemas
Matemática - Estudo e ensino
Teachers - Attitudes
Students - Attitudes
Problem solving
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 9-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MENDES, Brenda Anselmo. Ações do professor durante a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar as ações de duas professoras ao ministrarem uma aula fazendo uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e suas influências (ou contribuições) para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. A pesquisa é do tipo qualitativa e a coleta dos dados ocorreu no segundo semestre de 2023, em duas etapas: inicialmente foi realizada uma entrevista semiestruturada, por meio do Google Meet, com cada uma das professoras individualmente. Em um segundo momento, as professoras ministraram suas aulas, fazendo uso da metodologia, e os dados foram registrados por meio de gravadores (um deles ficou junto à professora e outros seis capturaram o áudio de cada grupo de alunos), de uma câmera, e do diário de campo da pesquisadora, que registrou as ações que ocorreram durante as aulas. Após a coleta dos dados, as entrevistas e os áudios das professoras e dos alunos participantes foram transcritos e realizou se a análise dos dados, considerando dois focos: 1) as ações que as professoras realizaram ao interagir com os grupos; e 2) os processos de pensamento matemático evidenciados pelos alunos. As ações apresentadas pelas duas professoras contribuíram para o desenvolvimento do pensamento matemático, e a ação mais evidenciada foi a Questionar, e a menos recorrente, e que não ajudou na mobilização do pensamento matemático, foi a de Interromper. O processo de pensamento matemático Generalizar foi o mais desenvolvido pelos alunos por meio das intervenções das professoras. Reitera-se que a escolha do problema influenciou nos processos de pensamento matemático evidenciados. Juntamente à pesquisa, foi produzido o Produto Educacional “Ações do professor durante a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas que promovem o Pensamento Matemático”, contendo orientações acerca da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, das ações que são desenvolvidas pelo professor ao interagir com os alunos, sobre o pensamento matemático e como desenvolvê-lo, além de encaminhamentos e dicas sobre como desenvolvê-los.
Abstract: This research aims to analyze the actions of two teachers when teaching a class using the Mathematics Teaching-Learning-Assessment Methodology through Problem Solving and its influences (or contributions) to the development of students' mathematical thinking. The research is qualitative and data collection took place in the second half of 2023, in two stages: initially, a semi-structured interview was conducted, through Google Meet, with each of the teachers individually. In a second stage, the teachers taught their classes, using the methodology, and the data were recorded using recorders (one of them was with the teacher and another six captured the audio of each group of students), a camera, and the researcher's field diary, which recorded the actions that occurred during the classes. After data collection, the interviews and audios of the participating teachers and students were transcribed and the data analysis was carried out, considering two focuses: 1) the actions that the teachers performed when interacting with the groups; and 2) the mathematical thought processes demonstrated by the students. The actions presented by the two teachers contributed to the development of mathematical thought, and the most evident action was Questioning, and the least recurrent, and which did not help in the mobilization of mathematical thought, was Interrupting. The mathematical thought process Generalizing was the most developed by the students through the teachers' interventions. It is reiterated that the choice of the problem influenced the mathematical thought processes demonstrated. Together with the research, the Educational Product “Teacher's Actions during the Mathematics Teaching-Learning Assessment Methodology through Problem Solving that Promote Mathematical Thinking” was produced, containing guidelines on the Mathematics Teaching-Learning-Assessment Methodology through Problem Solving, the actions that are developed by the teacher when interacting with the students, on mathematical thinking and how to develop it, in addition to referrals and tips on how to develop them.
Descrição: Acompanha produto educacional livro interativo "Resolução de Problemas: ações do professor e a mobilização do pensamento matemático dos alunos"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35466
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acoesprofessorpensamentomatematico.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
acoesprofessorpensamentomatematico_produto.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons