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dc.creatorGross, Lucas Henrique Alves da Rosa-
dc.date.accessioned2024-11-18T17:22:49Z-
dc.date.available2024-11-18T17:22:49Z-
dc.date.issued2024-06-11-
dc.identifier.citationGROSS, Lucas Henrique Alves da Rosa. Análise do comportamento mecânico de vigotes de concreto armado em situação de incêndio, submetidos a níveis de carregamento proporcionais ao estado limite de serviço (ELS) para fissuração. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35462-
dc.description.abstractIn modern times, it is evident that concrete is a widely used construction material worldwide, a characteristic attributed to its versatility, as well as its positive characteristics when analyzed from the perspective of its properties in both its fresh and hardened states. Concrete is also composed of elements that are abundantly available in nature and has a low economic cost compared to other construction materials. Concrete performs well under high temperatures compared to other commonly used construction materials, due to its incombustibility, low thermal conductivity, and lack of toxic gas emissions. Nonetheless, due to its strictly heterogeneous composition, increased temperature leads to mechanical, physical, and chemical transformations in each of its constituent materials, which can, under certain conditions, compromise its structural integrity. This research evaluates the effects on concrete when subjected to temperatures developed in compartment fires in buildings (obtained through the experimental application of a real fire simulator) during the exposure time necessary for the complete development and decay of the fire, considering the parametrization of the real fire development curve over time. For the analysis, flexural strength tests were conducted on reinforced concrete beams exposed to the compartment fire developed by the flashover simulator. These beams were also subjected to flexural loading proportional to the Service Limit State (SLS) for cracking, to analyze the effects of the degree of cracking on the loss of concrete properties. The results indicate that exposure to fire caused a loss of flexural strength in the beams, with a 32% reduction in non-preloaded specimens. Increased preloading, close to the SLS, reduced the residual strength, with significant differences between specimens tested at room temperature and those exposed to heat. In the group that exceeded the SLS, there was an 86% reduction in strength after the fire. This indicates that structural elements with loads above the SLS may maintain stability at room temperature but lose strength when exposed to heat. In the REF – INC, 50% - INC, and 100% - AMB groups, there were no significant differences, indicating that fire in stable structures can cause cracking beyond the acceptable level. The cracking, worsened before and after the fire, highlights the importance of considering the impact of heat on the integrity of concrete.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectConcreto - Testespt_BR
dc.subjectIncêndiospt_BR
dc.subjectFlexão (Engenharia civil)pt_BR
dc.subjectDeformações e tensõespt_BR
dc.subjectConcreto - Efeito da temperaturapt_BR
dc.subjectConcreto - Propriedades mecânicaspt_BR
dc.subjectConcrete - Testingpt_BR
dc.subjectFirespt_BR
dc.subjectFlexurept_BR
dc.subjectStrains and stressespt_BR
dc.subjectConcrete - Effect of temperature onpt_BR
dc.subjectConcrete - Mechanical propertiespt_BR
dc.titleAnálise do comportamento mecânico de vigotes de concreto armado em situação de incêndio, submetidos a níveis de carregamento proporcionais ao estado limite de serviço (ELS) para fissuraçãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the mechanical behavior of reinforced concrete joists under fire conditions, subjected to loading levels proportional to the serviceability limit state (SLS) for crackingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNos tempos atuais, é evidenciado o entendimento de que o concreto é um material de construção amplamente utilizado em todo o mundo, característica esta que se atribui à sua versatilidade, além de demonstrar características positivas quando analisado do ponto de vista de suas propriedades tanto em seu estado fresco quanto endurecido, bem como por ser constituído de elementos que se encontram em grande abundância na natureza e possuir baixo custo econômico quando comparado com outros materiais de construção. O concreto se apresenta como um material que possui bom desempenho frente a ação das altas temperaturas quando comparado com os demais materiais de construção utilizados usualmente, fator que se deve à sua incombustibilidade, baixa condutividade térmica e não emissão de gases tóxicos. Não obstante, por conta de sua composição estritamente heterogênea, o aumento da temperatura acarreta transformações mecânicas, físicas e químicas em cada um dos seus materiais constituintes, ocasião na qual, em determinadas condições, pode prejudicar a sua integridade como estrutura. A presente pesquisa se vale da avaliação dos efeitos causados no concreto quando submetido a temperaturas desenvolvidas em incêndios compartimentados nas edificações (obtidas por meio da aplicação experimental de um simulador de incêndio real), durante o tempo de exposição necessário para o completo desenvolvimento e decaimento do incêndio, considerando a parametrização da curva de desenvolvimento do incêndio real em função do tempo. Para o desenvolvimento da análise, foram realizados ensaios de resistência à flexão em corpos de prova de concreto armado (vigotes) submetidos ao incêndio compartimentado desenvolvido do simulador de flashover, sendo estes corpos de prova submetidos, também, a faixas de carregamento de flexão proporcionais ao ELS de fissuração, para análise dos efeitos do grau de fissuração na perda de propriedades do concreto, tendo sido obtidos resultados que evidenciam que a exposição ao incêndio causou uma perda de resistência à flexão nos vigotes, com uma redução de 32% nos corpos de prova não pré-carregados. O aumento do carregamento prévio, próximo ao ELS, reduziu a resistência residual, com diferenças significativas entre corpos testados em temperatura ambiente e sob calor. No grupo que ultrapassou o ELS, houve uma redução de 86% na resistência após o incêndio. Isso indica que elementos estruturais com cargas acima do ELS podem manter estabilidade em temperatura ambiente, mas perdem resistência sob calor. Nos grupos REF – INC, 50% - INC e 100% - AMB, não houve diferenças significativas, indicando que o incêndio em estruturas estáveis pode causar fissuras além do aceitável. A fissuração, agravada antes e depois do incêndio, destaca a importância de considerar o impacto do calor na integridade do concreto.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0630-0616pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568006104735945pt_BR
dc.contributor.advisor1Mazer, Wellington-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9941-999Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548225471488796pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Amacin Rodrigues-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1347-7134pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7030106022380707pt_BR
dc.contributor.referee2Braga, George Cajaty Barbosa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9060-5844pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0157989523445444pt_BR
dc.contributor.referee3Mazer, Wellington-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9941-999Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548225471488796pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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