Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ivone Castorina de Lima-
dc.date.accessioned2024-11-18T12:34:13Z-
dc.date.available2024-11-18T12:34:13Z-
dc.date.issued2023-12-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Ivone Castorina de Lima. Caminhos da arte no Brasil e sua influência na educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35458-
dc.description.abstractPreceding writing, man found in art means to record his history, experiences and customs, in a rudimentary way he carved stone walls, created objects and tools, developing new skills for a better individual, collective and group subsistence. In this sense, the objective was to analyze the paths that Brazilian art has taken and how it correlates with education, knowing that, from the 20th century onwards, art became a fundamental part of education, and how it is inserted in education. early childhood, basic education, with art and its related areas and the influence of art and artists on education, enabling students to have contact with the outside world, developing emotional and cultural growth, believing that these contributions enable students to have autonomy and knowledge in life, in art relating to other cultures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectArtes e históriapt_BR
dc.subjectArtes na educaçãopt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subjectArts and historypt_BR
dc.subjectArts in educationpt_BR
dc.titleCaminhos da arte no Brasil e sua influência na educaçãopt_BR
dc.title.alternativePaths of art in Brazil and its influence on educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAntecedendo a escrita, o homem encontrou na arte meios para deixar registrado sua história, vivências e costumes, de maneira rudimentar cravou em paredes de pedras, criou objetos e ferramentas desenvolvendo novas habilidades para uma melhor subsistência individual, coletiva e de seu grupo. Nesse sentido, objetivou-se em analisar sobre os caminhos que a arte brasileira tem percorrido e como ela correlaciona com a educação, sabendo que, a partir do século XX a arte passou a fazer parte fundamental na educação, e como ela está inserida na educação infantil, educação básica, com a arte e suas áreas correlatas e a influência da arte e artistas para educação, possibilitando para os alunos um contato com o mundo exterior desenvolvendo crescimento emocional e cultural, acreditando que essas contribuições possibilitem ao estudante autonomia e conhecimento na vida, na arte relacionando com outras culturas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
dc.contributor.referee1Ottobelli, Ivonei-
dc.contributor.referee2Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
dc.contributor.referee3Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artebrasilinfluenciaeducacao.pdf164,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons