Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35444
Título: A organização de disciplinas de práticas de ensino na licenciatura em química: proposições pautadas nos princípios da pedagogia histórico-crítica e da atividade orientadora de ensino
Título(s) alternativo(s): The organization of teaching practice subjects in undergraduate chemistry courses: propositions based on the principles of historical-critical pedagogy and guiding teaching activity
Autor(es): Stadler, João Paulo
Orientador(es): Lambach, Marcelo
Palavras-chave: Pedagogia crítica
Professores - Formação
Prática de ensino
Química - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Materialismo histórico
Aprendizagem
Critical pedagogy
Teachers, Training of
Student teaching
Chemistry - Study and teaching
Science - Study and teaching
Historical materialism
Learning
Data do documento: 22-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: STADLER, João Paulo. A organização de disciplinas de práticas de ensino na licenciatura em química: proposições pautadas nos princípios da pedagogia histórico-crítica e da atividade orientadora de ensino. 2024. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: A organização do ensino na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) busca superar o modelo tradicional que marca o ensino de Ciências e na formação de professores. Contudo, os processos de desmetodização e didatização na estruturação de intervenções pedagógicas pautadas nessa teoria evidenciam equívocos, que foram percebidos nas dificuldades vivenciadas no contexto do curso de licenciatura em Química do campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Por isso, este estudo visou desenvolver um modo geral para a organização das disciplinas de ensino de Química neste contexto e, para tal, recorreu-se à Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Esta pesquisa, pautada no Materialismo Histórico-Dialético e organizada a partir da Teoria da Atividade, envolveu como movimentos investigativos: estudos teóricos para compreender as categorias das teorias selecionadas e propor intersecções que permitissem construir o modo geral de organização elaborado; o desenvolvimento e a análise de uma intervenção didática no âmbito do curso investigado; a elaboração do produto educacional, na forma de material instrucional; e sua validação em um curso de formação continuada com professores da área de Ciências da Natureza do IFPR. Assim, considerando a intervenção com os licenciados, foram analisadas, em referência aos movimentos essenciais da atividade coletiva como unidade de análise, as transcrições dos encontros síncronos e presenciais para evidenciar as categorias mobilizadas. Para o curso de formação de professores, foi empreendida uma análise textual do conteúdo da transcrição dos encontros síncronos, dos materiais entregues pelos participantes e de dois questionários como objetivo de constituir categorias que possibilitassem compreender dificuldades em relação à apropriação da PHC e da AOE no IFPR e evidenciar os componentes da atividade e os movimentos do modo de organização construído neste estudo, Esses processos foram realizados com o auxílio do software Atlas.ti. E possibilitaram a consolidação do material elaborado, que visa aproximar os docentes dos conceitos fundamentais presentes no modo de organização a partir de um exemplar referente à intervenção didática desenvolvida. Como principal resultado evidencia-se a possibilidade de inter-relação entre a AOE e a PHC para fundamentar a organização e reflexão sobre o processo educativo. E, em especial, para fortalecer o papel ativo do docente na organização e direção da atividade pedagógica e no entendimento de que a catarse dos estudantes depende de fatores que extrapolam à sala de aula. Ainda, os movimentos da AOE permitem a organização didática do processo educativo, superando o processo de didatização e consolidando a relação entre os processos de problematização-instrumentalização e catarse. Além disso, foi evidenciada a aplicabilidade e a replicabilidade do produto educacional em outras disciplinas dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza. Ainda, podem ser citadas como limitações para o desenvolvido da PHC no IFPR a necessidade de aprofundamento teórico e o oferecimento de melhores condições de trabalho aos docentes no Instituto. Por fim, indicamos que estudos futuros podem se centrar no estudo da atividade dos estudantes, em espacial no movimento de catarse, e aprofundar os processos de organização do ensino na perspectiva proposta em novos grupos e contextos.
Abstract: The organization of the teaching process in Historical-Critical Pedagogy (PHC, acronym in Portuguese) seeks to overcome the traditional model that marks science teaching and teacher training. However, the processes of demethodization and didacticization in pedagogical interventions structuring based on this theory reveal misconceptions, which were also perceived in the difficulties experienced in the context of the Chemistry degree course at the Palmas campus of the Federal Institute of Paraná (IFPR, acronym in Portuguese). For this reason, this study aimed to develop a general organization modus of chemistry teaching subjects in this context. To do só, we used the Teaching Guiding Activity (AOE, acronym in Portuguese). This research, based on Historical-Dialectical Materialism and organized on the basis of Activity Theory, involved the following investigative movements: theoretical studies to understand categories of the selected theories and propose intersections that would allow the general organization modus to be constructed; the development and analysis of a didactic intervention within the investigated course scope; the development of the educational product, in the form of instructional material; and its validation in a continuing education course with Natural Sciences professors at the IFPR. Thus, considering the intervention with the undergraduate students, the synchronous and face-to-face meetings transcripts were analyzed, taking the essential movements of the collective activity as the unit of analysis, to highlight the categories mobilized. Regarding the teacher training course, a textual content analysis of the synchronous meetings transcripts, the materials handed in by the participants, and two questionnaires was carried out in order to create categories that would make it possible to understand difficulties in relation to the appropriation of PHC and AOE at IFPR and to highlight the components of the activity and the movements of the organizational mode constructed in this study. These processes were carried out with the aid of Atlas.ti. Software and enabled the consolidation of the material produced, which aims to bring professors closer to the fundamental concepts present in the mode of organization based on an example of the didactic intervention developed. The main result was the possibility of interrelationship between AOE and PHC to support organization and reflection on the educational process. And, specially, to strengthen teachers’ active role in organizing and directing the pedagogical activity and in understanding that the students’ catharsis depends on factors that go beyond the classroom. Furthermore, the movements of AOE allow for the didactic organization of the educational process, overcoming the process of didacticization and enhancing the relationship between the processes of problematization-instrumentalization and catharsis. In addition, the applicability and replicability of the educational product in other Natural Sciences undergraduate courses subjects was highlighted. Other limitations to the development of PHC at IFPR include the need for further theoretical study and better working conditions for professors at the Institute. Finally, we suggest that future studies could focus on the analysis of learning activity, in particular the movement of catharsis, and deepen the process of organizing teaching from the perspective proposed in new groups and contexts.
Descrição: Acompanha: Organização de disciplinas de ensino das licenciaturas da área de ciências da natureza: movimentos de intersecção entre a pedagogia histórico-crítica e a atividade orientadora de ensino
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35444
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organizacaopraticaensinoquimica.pdf4,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
organizacaopraticaensinoquimica_produto.pdf7,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons