Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35441
Título: Formação continuada e a perspectiva da educação CTS: contribuições para o ensino da geografia escolar com foco na alfabetização científica e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Continuing training and the perspective of CTS education: contributions to the teaching of school geography with a focus on scientific and technological literacy
Autor(es): Grzebieluka, Douglas
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Professores - Formação
Prática de ensino
Alfabetização
Geography - Study and teaching
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Teachers, Training of
Student teaching
Literacy
Data do documento: 23-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GRZEBIELUKA, Douglas. Formação continuada e a perspectiva da educação CTS: contribuições para o ensino da geografia escolar com foco na alfabetização científica e tecnológica. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar em que medida um curso de Formação Continuada (FC) para professores de Geografia na perspectiva da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode contribuir com o ensino da Geografia Escolar em turmas regulares da educação básica, da Rede Pública Estadual do Paraná, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, visando à Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). O estudo foi desenvolvido com dezesseis professores que se propuseram a participar da Formação Continuada, produzindo e aplicando os planejamentos na perspectiva da educação CTS. Esta pesquisa é classificada, quanto à natureza, como aplicada. As indagações levantadas no presente estudo serão analisadas a partir de procedimentos metodológicos de pesquisa que seguirão uma abordagem de dados qualitativa, por meio da metodologia da pesquisa-ação. Para a coleta dos dados, foram utilizadas técnicas como: questionários, via formulários do Google Forms, com questões abertas e fechadas; gravações de aulas; portfólios; relatórios; entrevistas gravadas via Google Meet; e planejamentos devidamente postados na plataforma Google Classroom e elaborados de acordo com os nove aspectos da perspectiva da educação CTS. Os dados obtidos no decorrer da Formação Continuada foram analisados com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin, que é uma abordagem que transita entre a análise de conteúdo e a análise de discurso. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram lacunas na formação e no conhecimento dos professores de Geografia no que diz respeito à perspectiva da educação CTS. A Formação Continuada, na perspectiva da educação CTS na prática pedagógica dos professores de Geografia, apresenta-se como possibilidade de abordar os desafios contemporâneos, os quais demandam soluções que envolvam não só o conhecimento geográfico, mas que, também, envolvam os conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais de forma integrada e mais abrangente. Essa abordagem permite preparar os alunos para se tornarem cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Durante a Formação Continuada, os professores puderam aprofundar o entendimento sobre as questões que se referem às interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, fato que culminou com o início do processo de ACT em sala de aula na Geografia Escolar. Como produto final, foi elaborado um e-book no qual constam as práticas pedagógicas resultantes do curso de Formação Continuada na perspectiva da educação CTS, subsidiando práticas e a disseminação do ensino da Geografia Escolar na perspectiva da educação CTS, visando à Alfabetização Científica e Tecnológica.
Abstract: The present study aimed to analyze to what extent a Continuing Training (CT) course for Geography teachers from the perspective of Science, Technology and Society (STS) education can contribute to the teaching of School Geography in regular basic education classes, State Public Network of Paraná, belonging to the Regional Education Center of Ponta Grossa, aiming at Scientific and Technological Literacy (STL). The study was developed with sixteen teachers who proposed to participate in continuing education, producing and applying plans from the perspective of STS education. This research is classified, in terms of nature, as applied. The questions raised in this study will be analyzed using methodological research procedures that will follow a qualitative data approach, through action research methodology. To collect data, techniques were used such as: questionnaires, via Google Forms, with open and closed questions; class recordings; portfolios; reports; interviews recorded via Google Meet; and plans duly posted on the Google Classroom platform and prepared according to the nine aspects of the STS education perspective. The data obtained during Continuing Training were analyzed based on Laurence Bardin content analysis, which is an approach that moves between content analysis and discourse analysis. The main results of the research highlighted gaps in the training and knowledge of Geography teachers with regard to the perspective of STS education. Continuing training, from the perspective of STS education in the pedagogical practice of Geography teachers, presents itself as a possibility to address contemporary challenges, which demand solutions that involve not only geographic knowledge, but also involve scientific knowledge, technological and social in an integrated and more comprehensive way. This approach prepares students to become critical and active citizens in society. During Continuing Training, teachers were able to deepen their understanding of issues relating to the interactions between science, technology and society, a fact that culminated in the beginning of the ACT process in the School Geography classroom. As a final product, an e-book was created containing the pedagogical practices resulting from the Continuing Training course from the perspective of CTS education, supporting practices and the dissemination of the teaching of School Geography from the perspective of STS education, aiming at scientific and technological literacy.
Descrição: Acompanha produção técnica: A perspectiva da educação CTS e as contribuições para o ensino de geografia escolar com foco na alfabetização cientifica e tecnológica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35441
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaocontinuadaperspectivaeducacaocts.pdf11,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaocontinuadaperspectivaeducacaocts_produto.pdf6,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons