Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35435
Título: Ensino de Química e educação de surdos: produção e validação de uma sequência didática no contexto do ensino bilíngue
Título(s) alternativo(s): Chemistry teaching and deaf education: development and validation of a didactic sequence in the context of bilingual education
Autor(es): Nakahata, Thiago Massahide
Orientador(es): Stanzani, Enio de Lorena
Palavras-chave: Química
Ensino – Metodologia
Surdos - Educação
Material didático
Lingua de sinais
Solução (Química)
Chemistry
Teaching - Methodology
Deaf - Education
Teaching materials
Sign language
Solution (Chemistry)
Data do documento: 7-Mai-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: NAKAHATA, Thiago Massahide. Ensino de Química e educação de surdos: produção e validação de uma sequência didática no contexto do ensino bilíngue. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: Em nossa dissertação, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: Como o processo de elaboração e validação de uma sequência didática, fundamentada nos referenciais do Ensino de Química e da Educação de Surdos pode contribuir para os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos químicos por alunos surdos, no contexto da educação bilíngue? E, para isso, os seguintes objetivos foram elencados: (1) elaborar e validar uma Sequência Didática (SD) para o ensino do conteúdo químico Soluções, considerando o contexto da educação bilíngue; (2) analisar os resultados do processo de validação da SD, buscando melhorias e contribuições. O estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa e, para organização da SD, consideramos as orientações e diretrizes oficiais da Educação/Educação de Surdos, assim como os referenciais teóricos e metodológicos da área. Assim, após a produção de uma primeira versão da SD e elaborado o instrumento de validação, realizamos uma apresentação da proposta e, em seguida, solicitamos aos participantes (professores e pesquisadores/ especialistas nas áreas de Ensino de Química e/ou Educação de Surdos) que preenchessem o formulário de validação, para avaliação e análise de itens como: estrutura e organização da SD; problematização; conteúdos e conceitos; metodologias de ensino; a escola e a SD; e a relação com a formação integral do aluno surdo. Como resultado, considerando as contribuições dos participantes, elaboramos uma proposta definitiva da SD, nosso Produto Educacional, que tem como objetivo contribuir para o ensino da Química, voltado aos estudantes surdos, em um contexto de ensino bilíngue. Por fim, podemos afirmar que a produção de materiais didáticos específicos, que levem em conta elementos da cultura e da vivência da comunidade surda, permitem-nos avançar em questões importantes em nossa área de pesquisa e, assim, contribuir para que os processos de ensino e de aprendizagem da Química sejam mais significativos e inclusivos.
Abstract: In our dissertation, we seek to answer the following research question: How can the process of developing and validating a didactic sequence, based on the references of Chemistry Teaching and Deaf Education, contribute to the teaching and learning processes of chemical concepts by deaf students, in the context of bilingual education? To this end, the following objectives were set: (1) to develop and validate a Didactic Sequence (DS) for teaching the chemical content Solutions, considering the context of bilingual education; (2) to analyze the results of the DS validation process, seeking improvements and contributions. The study is configured as qualitative research, and in order to organize the DS, we considered the official guidelines and directives for Deaf Education, as well as the theoretical and methodological references in the area. Thus, after producing the first version of the DS and preparing the validation instrument, we presented the proposal and then asked the participants (teachers and researchers/experts in the areas of Chemistry Teaching and Deaf Education) to fill in the validation form for evaluation and analysis of items such as structure and organization of the DS; problematization; contents and concepts; teaching methodologies; the school and the DS; and the relationship with the integral formation of the deaf student. As a result, considering the participants' contributions, we drew up a definitive proposal for the DS, our Educational Product, which aims to contribute to teaching chemistry to deaf students in a bilingual teaching context. Finally, we can say that the production of specific teaching materials, which take into account elements of the culture and experience of the deaf community, allows us to move forward on important issues in our area of research and thus contribute to making the processes of teaching and learning chemistry more meaningful and inclusive.
Descrição: Acompanha produto educacional "Q-LIBRAS (Química & Libras)"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35435
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoquimicaeducacaosurdos.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ensinoquimicaeducacaosurdos_produto.pdf141,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons