Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35434
Título: Quando a escola é uma tragédia na vida de alguém: estratégias e sobrevivências de travestis e transexuais no ambiente escolar
Título(s) alternativo(s): When school is a tragedy in someone’s life: strategies and survivals of transvestites and transsexuals in the school environment
Autor(es): Silva, Vicente Rosa Gualberto da
Orientador(es): Kominek, Andréa Maila Voss
Palavras-chave: Identidade de gênero na educação
Transexuais
Transfobia
Exclusão social
Assédio nas escolas
Masculinidade
Gender identity in education
Transsexuals
Transphobia
Marginality, Socia
Harassment in schools
Masculinity
Data do documento: 29-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Vicente Rosa Gualberto da. Quando a escola é uma tragédia na vida de alguém: estratégias e sobrevivências de travestis e transexuais no ambiente escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar quais as estratégias desenvolvidas por homens transexuais do ensino fundamental e médio para permanecerem no ambiente escolar. Os objetivos específicos, por sua vez, foram de explorar quais os desafios encontrados por sujeitos durante esse período e qual o acolhimento encontrado lá. A pesquisa ocorreu com os seguintes passos: revisão bibliográfica para o levantamento de categorias para orientar as entrevistas, relacionando com os temas de gênero, sexo e sexualidade; pesquisa de campo, para aproximar o pesquisador dos seus colaborades, através de entrevistas semi-estruturadas, com um roteiro pré-estabelecido e flexível, na qual se procura investigar como o ambiente escolar era receptivo com os participantes, e como isso repercutiu em desafios para permanecer nesse local; análise dos dados, que se deu por um diálogo entre os conhecimentos advindos da revisão de literatura, e as situações e estratégias mais relatadas nessas, por meio da elaboração de categorias de análise. Com isso, obtiveram-se como conclusões da pesquisa demonstrou como a cisheteronormatividade se torna uma forma de controle social de pessoas trans, e como isso delimitou o espaço social no qual sua estadia é aceita e encorajada.
Abstract: The present study’s objective is to analyze which strategies transexual men as Middle Grade and High School students developed to stay in school. The specific objectives were to explore which challenges they faced during this period, and how was the reception found there. The research happened in the following steps: literature review for the assessment of categories which guided the interviews and through which they were analyzed, regarding the themes of gender, sex, and sexuality; field research, for the researcher to get closer to their collaborators, with semi-structured interviews, a preestablished and flexible script, which tried to investigate how the school environment was receptive to the participants, and how this shaped out challenges to stay in school; data analysis, that occurred through an exchange between the knowledge acquired through the literature review and the situations and strategies most referred to during the interviews, by means of elaborating the categories for analysis. With these steps, the results of this research were to demonstrate how cisheteronormativity becomes a way of social control of trans people, and how that limits the social spaces in which their stay is accepted and welcomed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35434
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estrategiassobrevivenciastransexuaisescolar.pdf508,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons