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dc.creatorKvas, Cleverson Fernando-
dc.date.accessioned2024-11-09T13:08:31Z-
dc.date.available2024-11-09T13:08:31Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationKVAS, Cleverson Fernando. Análise comparativa técnico-econômica entre a pavimentação asfáltica e a pavimentação com blocos de concreto intertravados. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35419-
dc.description.abstractUrban infrastructure, especially pavement, is fundamental for the well-being and socioeconomic development of Brazilian citizens, making the analysis of the best methods to meet these demands relevant. This study aims to evaluate the differences, advantages, and disadvantages between asphalt concrete pavement and concrete interlocking block pavement in Rio Branco do Sul, Paraná. The city, with its relevance in mineral extraction and cement production, faces challenges due to its rugged geography. The debate between asphalt pavement and interlocking block pavement is common, considering factors such as cost, durability, and maintenance. Twelve streets were selected for comparison between asphalt pavement and concrete block pavement, taking into account the specific characteristics of the city terrain. After analyzing pathologies, durability, comfort, deadlines, and costs, it is recommended to use interlocking block pavement on streets with complex geometry and lower traffic, while asphalt pavement is preferable on streets with higher traffic and smoother slope. In terms of cost, interlocking block pavement is advantageous, while asphalt pavement stands out for its speed of execution. These considerations provide important subsidies for choosing the most appropriate method in each situation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectPavimentos de concreto asfálticopt_BR
dc.subjectBlocos de concretopt_BR
dc.subjectBuildingpt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectPavements, Flexiblept_BR
dc.subjectPavements, Asphalt concretept_BR
dc.subjectConcrete blochspt_BR
dc.titleAnálise comparativa técnico-econômica entre a pavimentação asfáltica e a pavimentação com blocos de concreto intertravadospt_BR
dc.title.alternativeTechnical and economic comparative analysis between asphalt pavement and interlocked concrete block pavementpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA infraestrutura urbana, em especial a pavimentação, fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento socioeconômico, é um direito dos cidadãos brasileiros, de forma que a analise dos melhores métodos para atender essas demandas é relevante. Este estudo busca avaliar as diferenças, vantagens e desvantagens entre a pavimentação em concreto asfáltico e a pavimentação com blocos intertravados de concreto em Rio Branco do Sul, Paraná.. A cidade em questão, com sua relevância na extração de minérios e produção de cimento, enfrenta desafios devido à sua geografia acidentada. O debate entre pavimentação asfáltica e com blocos intertravados é comum, considerando fatores como custo, durabilidade e manutenção. Doze ruas foram selecionadas para comparação entre pavimentação asfáltica e pavimentação com blocos de concreto, levando em conta as características específicas do terreno da cidade. Após realizar as análises de patologias, durabilidade, conforto, prazos e custos, recomenda-se a pavimentação com blocos sextavados em vias com geometria complexa e menor tráfego, enquanto a pavimentação asfáltica é preferível em vias com maior fluxo e inclinação mais suave. Em termos de custo, a pavimentação sextavada é vantajosa, enquanto a pavimentação asfáltica destaca-se pela rapidez de execução. Essas considerações fornecem subsídios importantes para a escolha do método mais adequado em cada situação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Carlos Alberto da-
dc.contributor.referee1Costa, Carlos Alberto da-
dc.contributor.referee2Hara, Massayuki Mario-
dc.contributor.referee3Catai, Rodrigo Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGerenciamento de Obraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
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