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dc.creatorDias, Andressa Hilário-
dc.date.accessioned2024-11-07T20:53:26Z-
dc.date.available2024-11-07T20:53:26Z-
dc.date.issued2024-09-16-
dc.identifier.citationDIAS, Andressa Hilário. Desenvolvimento e validação de um questionário para medir o nível de atividade física de escolares do ensino fundamental 2. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35404-
dc.description.abstractPhysical activity is a complex behavior that, when adopted during childhood and adolescence, tends to persist throughout life. A physically active lifestyle is associated with numerous positive health outcomes and obesity prevention. This study aimed to develop and validate a questionnaire designed to measure the level of physical activity in elementary school students (NAFE). This is a methodological study focused on the development of instruments. The stages of this process were divided into 1) Literature review, 2) Development of the questionnaire items, and 3) Evaluation of validity evidence. The participants in this study included experts in the field and elementary school students. The content evaluation by experts (n=14) achieved an excellent Content Validity Coefficient (CVC), with clarity (CVC=0.93), relevance (CVC=0.99), and pertinence (CVC=0.99). The content evaluation by the target audience (n=54) achieved clarity (CVC=0.96), appropriateness (CVC=0.97), and comprehension (CVC=0.96). The internal consistency analysis of the different NAFE domains, assessed using Cronbach’s alpha, revealed high-reliability values. Test-retest reliability was calculated using the intraclass correlation coefficient (ICC). The ICC for single measures was 0.600 (95% CI: 0.408 to 0.729). Concurrent validity was tested by comparing results with the IPAQ, QAFA, and PAQ-C questionnaires. The concurrent validation results were not significant. A NAFE manual was developed to guide and facilitate future research, addressing the importance of investigating behaviors, challenges, and difficulties related to physical activity in this age group. In the context of research and public health promotion policies, the NAFE emerges as an additional tool to investigate the participation of students from different regions and socioeconomic contexts in physical activities. Researchers and public policymakers can use the NAFE to map and monitor different physical practices, seeking to promote equality in access to safe spaces and guided physical activities. These research efforts and public policies can contribute early on to the formation of healthy habits, the maintenance of physical and mental health, improvement in academic performance, and socialization, thus strengthening the validity and applicability of the NAFE in future research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectExercícios físicos para crianças - Aspectos da saúdept_BR
dc.subjectExercícios físicos para jovens - Aspectos da saúdept_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectQuestionários - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPessoas sedentáriaspt_BR
dc.subjectExcercise for children - Health aspectspt_BR
dc.subjectExercise for youth - Health aspectspt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.subjectQuestionnaires - Developmentpt_BR
dc.subjectSedentary peoplept_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de um questionário para medir o nível de atividade física de escolares do ensino fundamental 2pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and validation of a questionnaire to measure the level of physical activity of elementary 2 school studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA atividade física é um comportamento complexo que se adotado na infância e adolescência tende a ser continuado ao longo da vida. O estilo de vida fisicamente ativo está associado a diversos desfechos positivos para a saúde e à prevenção do sobrepeso e obesidade. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um questionário destinado a medir o nível de atividade física em escolares do Ensino Fundamental 2 (NAFE). Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento de instrumentos. As etapas desta construção se dividiram: 1) Revisão da literatura; 2) elaboração dos itens do questionário e 3) Avaliação das evidências de validade. Os participantes deste estudo foram especialistas da área e estudantes do ensino fundamental 2. A avaliação de conteúdo pelos especialistas (n 14) obteve um Coeficiente de validade de conteúdo (CVC) excelente, clareza (CVC=0,93), pertinência (CVC=0,99) e relevância (CVC=0,99). A avaliação de conteúdo pelo público-alvo (n 54) obteve clareza (CVC=0,96), adequação (CVC=0,97) e compreensão (CVC=0,96). A análise de consistência interna dos diferentes domínios do NAFE, avaliada pelo alfa de Cronbach, revelou valores que indicam uma alta confiabilidade. A confiabilidade do teste-reteste foi calculada usando o coeficiente de correlação intraclasse (ICC). O ICC para medidas únicas foi 0,600 (IC 95%: 0,408 - 0,729). A validade concorrente foi testada comparando-se os resultados com os questionários IPAQ, QAFA, PAQ-C. Os resultados da validação concorrente não obtiveram significância. Um manual do NAFE foi desenvolvido visando orientar e facilitar pesquisas futuras, abordando a importância de investigar comportamentos, desafios e dificuldades relacionados à atividade física nesta faixa etária. Em um contexto de pesquisas e políticas públicas de promoção da saúde, o NAFE surge como mais uma ferramenta disponível para investigar a participação de escolares de diferentes regiões e contextos socioeconômicos em atividades físicas. Pesquisadores e gestores públicos podem utilizar o NAFE para mapear e acompanhar as diferentes práticas corporais, buscando promover igualdade no acesso a espaços seguros e atividades físicas orientadas. Estas pesquisas e políticas públicas podem contribuir desde cedo na formação de hábitos saudáveis, manutenção da saúde física e mental, melhoria no desempenho acadêmico e na socialização, fortalecendo a validade e aplicabilidade do NAFE em pesquisas futuras.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9204-7399pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5081069214314075pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodriguez Añez, Ciro Romelio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8430-7621pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1450470850688051pt_BR
dc.contributor.referee1Rodriguez Añez, Ciro Romelio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8430-7621pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1450470850688051pt_BR
dc.contributor.referee2Tadiotto, Maiara Cristina-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6953-0793pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0583236476538763pt_BR
dc.contributor.referee3Guerra, Paulo Henrique de Araújo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4239-0716pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9346136772918426pt_BR
dc.contributor.referee4Werle, Verônica-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-5419-2859pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8442351394554173pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.capesEducação Físicapt_BR
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