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Campo DCValorIdioma
dc.creatorParis, Lucas Riccieri Belloto-
dc.creatorCampos, Rafael Luiz Franco de-
dc.date.accessioned2024-11-07T15:00:58Z-
dc.date.available2024-11-07T15:00:58Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationPARIS, Lucas Riccieri Belloto; CAMPOS, Rafael Luiz Franco de. Um jogo sério para avaliar o desenvolvimento psicométrico do aprendiz. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35403-
dc.description.abstractThe use of educational tools such as serious games not only promotes greater autonomy but also aims to favor the development and improvement of cognitive and motor skills. The challenge of providing a rich educational experience that captures the student's attention and stimulates their learning in relation to their psychometric development related to intelligence and motor maturity requires the presented content to be engaging and allows the learner to improve their skills unconsciously. Therefore, this study has developed a serious game capable of assessing the learner's psychometric development based on the Laws of Fitts and Hick. The game is named "Memoletrando" as it combines memory and typing tasks that utilize both physical and virtual keyboards for the assessment of psychometric development. The game contains two perspectives: the student and the teacher. The student plays the game based on the information provided from the teacher's perspective. In the teacher's perspective, it is possible to insert, for example, images of cards and words per level. The game was applied in an institution in the region that serves individuals with intellectual disabilities. The application utilized a pre-test and post-test technique. Initially, the students played the game with the assistance of the authors of this study (pre-test), and then they played the game without interference from the facilitators (post-test). Overall, the results statistically show a difference between the pre-test and post-test samples, with the difficult level having the least impact among the samples, and the medium level being the most affected.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectStupiditypt_BR
dc.titleUm jogo sério para avaliar o desenvolvimento psicométrico do aprendizpt_BR
dc.title.alternativeA serious game to assess the psychometric development of learnerspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO uso de ferramentas educacionais como os jogos sérios, além de propiciar maior autonomia, busca favorecer o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades cognitivas e motoras. O desafio em proporcionar uma experiência educativa enriquecedora que prenda a atenção e estimule o aprendizado do aluno em relação ao seu desenvolvimento psicométrico relacionado a inteligência e maturidade motora, demanda que o conteúdo apresentado seja atraente e que o educando possa melhorar suas habilidades de maneira inconsciente. Dessa forma, este trabalho construiu um jogo sério capaz de avaliar o desenvolvimento psicométrico do aprendiz usando como base as Leis de Fitts e Hick. O jogo foi nomeado de Memoletrando por ser um jogo de memória e de digitação em que se usa o teclado físico e o virtual para a avaliação do desenvolvimento psicométrico. O jogo contém duas perspectivas a do aluno e do professor. O aluno executa o jogo com as informações que foram lançadas na perspectiva do professor. Na perspectiva do professor é permitido inserir por exemplo, imagens das cartas e palavras por nível. A aplicação do jogo ocorreu em uma instituição da região que atende pessoas com deficiência intelectual. A aplicação usou a técnica de pré e pós teste. Inicialmente os alunos usaram o jogo com ajuda dos autores deste trabalho (pré) e depois executaram o jogo sem interferência dos aplicadores (pós). De forma geral, os resultados apresentam estatisticamente uma diferença entre as amostras do pré-teste e do pós-teste e o nível difícil foi o que menos obteve impacto entre as amostras e o nível médio o que mais foi impactado.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Simone Nasser-
dc.contributor.referee1Matos, Simone Nasser-
dc.contributor.referee2Borges, Helyane Bronoski-
dc.contributor.referee3Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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