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dc.creatorMori, Daniel Akira-
dc.date.accessioned2024-11-07T14:54:36Z-
dc.date.available2024-11-07T14:54:36Z-
dc.date.issued2023-05-22-
dc.identifier.citationMORI, Daniel Akira. Uso de gamificação no moodle em disciplinas de matemática no ensino superior. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35401-
dc.description.abstractThis study aimed to identify and apply gamification techniques in mathematics education at UTFPR using the MOODLE virtual learning environment. Given the high failure rate, the discipline of pre-calculus was chosen for the application of these techniques. Gamification plugins in MOODLE were identified, and a literature review was conducted to identify motivational techniques. Based on this, gamified activities were developed using the selected plugins and implemented in the pre-calculus discipline as a case study. Additionally, a workshop was conducted for teachers from various areas, introducing the plugins and their applications. A manual was also developed to assist in using these plugins. The collected data was analyzed to evaluate the effectiveness of gamification in improving student performance and engagement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática recreativapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectMathematical recreationspt_BR
dc.titleUso de gamificação no moodle em disciplinas de matemática no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeUse of gamification in Moodle for mathematics courses in higher educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar e aplicar técnicas de gamificação no ensino de matemática na UTFPR, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Diante do alto índice de reprovações, a disciplina de pré-cálculo foi selecionada para a aplicação das técnicas. Foram identificados plugins de gamificação no MOODLE e realizada uma revisão bibliográfica para identificar técnicas motivacionais. Com base nisso, foram desenvolvidas atividades gamificadas com os plugins selecionados e aplicadas na disciplina de pré-cálculo em um estudo de caso. Além disso, uma oficina foi conduzida para os professores de diferentes áreas, apresentando os plugins e suas aplicações. Um manual também foi desenvolvido para auxiliar no uso desses plugins. Os dados obtidos foram analisados para avaliar a eficácia da gamificação na melhoria do desempenho e engajamento dos estudantes.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Pietruchinski, Mônica Hoeldtke-
dc.contributor.advisor-co1Reis, Ednei Felix-
dc.contributor.referee1Pietruchinski, Mônica Hoeldtke-
dc.contributor.referee2Andrade, Mauren Louise Sguario Coelho de-
dc.contributor.referee3Ranthum, Rogério-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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