Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35401
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mori, Daniel Akira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T14:54:36Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T14:54:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.citation | MORI, Daniel Akira. Uso de gamificação no moodle em disciplinas de matemática no ensino superior. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35401 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to identify and apply gamification techniques in mathematics education at UTFPR using the MOODLE virtual learning environment. Given the high failure rate, the discipline of pre-calculus was chosen for the application of these techniques. Gamification plugins in MOODLE were identified, and a literature review was conducted to identify motivational techniques. Based on this, gamified activities were developed using the selected plugins and implemented in the pre-calculus discipline as a case study. Additionally, a workshop was conducted for teachers from various areas, introducing the plugins and their applications. A manual was also developed to assist in using these plugins. The collected data was analyzed to evaluate the effectiveness of gamification in improving student performance and engagement. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática recreativa | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Games in mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Mathematical recreations | pt_BR |
dc.title | Uso de gamificação no moodle em disciplinas de matemática no ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of gamification in Moodle for mathematics courses in higher education | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo identificar e aplicar técnicas de gamificação no ensino de matemática na UTFPR, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Diante do alto índice de reprovações, a disciplina de pré-cálculo foi selecionada para a aplicação das técnicas. Foram identificados plugins de gamificação no MOODLE e realizada uma revisão bibliográfica para identificar técnicas motivacionais. Com base nisso, foram desenvolvidas atividades gamificadas com os plugins selecionados e aplicadas na disciplina de pré-cálculo em um estudo de caso. Além disso, uma oficina foi conduzida para os professores de diferentes áreas, apresentando os plugins e suas aplicações. Um manual também foi desenvolvido para auxiliar no uso desses plugins. Os dados obtidos foram analisados para avaliar a eficácia da gamificação na melhoria do desempenho e engajamento dos estudantes. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pietruchinski, Mônica Hoeldtke | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Reis, Ednei Felix | - |
dc.contributor.referee1 | Pietruchinski, Mônica Hoeldtke | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Mauren Louise Sguario Coelho de | - |
dc.contributor.referee3 | Ranthum, Rogério | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gamificacaomoodlematematicaensino.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons