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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Feitosa, Antônio Carlos Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T14:38:39Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T14:38:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Antônio Carlos Alves. Criação de testes para o jogo serio sobre alimentação balanceada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35398 | - |
dc.description.abstract | Software tests are used to validate the implementation of a program and verify that it conforms to specifications. There are types of tests such as integration and end-to-end (E2E). Integration tests ensure that the connection between modules is in accordance with specifications. E2E tests replicate the interaction that a user has with specific parts of the application, being relevant because they verify that the user’s action has the correct response. The application of the two tests guarantees that a software product presents a smaller amount of errors and failures in relation to the integration of modules and user responses, which contributes to increase its quality. In this way, this work created integration and E2E tests for the serious game of Alimentacao Balanceada. This game was developed by the extension project called Educational Software Development. During its development, maintenance difficulties were observed and, therefore, it was necessary to create a set of tests. The game is aimed at helping people with intellectual disabilities in the process of teaching and learning healthy eating habits. E2E tests were implemented for the front end of the application and integration tests for the back end. With the creation of tests, the game project becomes less susceptible to errors and future changes may make maintenance less costly. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Software - Testes | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Software - Manutenção | pt_BR |
dc.subject | Software - Tests | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Software maintenance | pt_BR |
dc.title | Criação de testes para o jogo sério sobre alimentação balanceada | pt_BR |
dc.title.alternative | Creation of tests for the serious game about balanced diet | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Testes de software são usados para validar a implementação de um programa e verificar se este esta de acordo com as especificações. Existem tipos de testes como os de integração e os ponta a ponta (E2E). Os testes de integração asseguram se a ligação entre os módulos esta de acordo com as especificações. Os testes E2E replicam a interação que um usuário tem com as partes especificas da aplicação, sendo relevante porque verificam se a ação do usuário tem a resposta correta. A aplicação dos dois testes garante que um produto de software apresente uma quantidade menor de erros e falhas em relação a integração de módulos e respostas do usuário, o que contribui para aumentar a sua qualidade. Desta forma, este trabalho criou testes de integracao e E2E para o jogo serio de Alimentacao Balanceada. Este jogo foi desenvolvido para o projeto de extensao denominado de Desenvolvimento de Software Educacional. Durante o seu desenvolvimento observou-se a dificuldade de manutencao e por isto houve a necessidade de se criar um conjunto de testes do tipo integracao e E2E. O jogo e voltado para auxiliar pessoas com deficiencia intelectual no processo de ensino e aprendizagem de habitos alimentares saudaveis. Foram implementados testes E2E para o front end e testes de integracao para o back end. Com a criacao dos testes para o projeto do jogo o tornou menos suscetivel a erros e futuras mudancas podem tornar a manutencao menos custosa. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matos, Simone Nasser | - |
dc.contributor.referee1 | Borges, Helyane Bronoski | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Vinicius Camargo | - |
dc.contributor.referee3 | Matos, Simone Nasser | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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