Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35397
Título: | Audioquiz: um jogo sério para pessoas com deficiência visual |
Título(s) alternativo(s): | Audioquiz: a serious game for visually impaired people |
Autor(es): | Koga, Bruno dos Santos |
Orientador(es): | Matos, Simone Nasser |
Palavras-chave: | Software - Desenvolvimento Computadores e pessoas com deficiência visual Software educacional - Jogos para computador Computer software - Development Computers and people with visual disabilities Educational Software - Computer Games |
Data do documento: | 25-Mai-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | KOGA, Bruno dos Santos. Audioquiz: um jogo sério para pessoas com deficiência visual. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | Jogo sério se refere a jogos com um propósito principal de ensinar e podem ser aplicados às mais diversas áreas, como a de saúde, empresarial, militar e educacional. Apesar disso, uma parcela da população não tem a possibilidade de usá-los devido as suas limitações, como as pessoas com deficiência visual. Este trabalho criou um jogo sério, denominado de AudioQuiz, no qual é possível ao educador cadastrar atividades na forma de quiz e disponibilizar o acesso ao público com deficiência visual. Este jogo foi desenvolvido usando a metodologia Scrum for Educational Serious Games. A validação das interfaces gráficas foi realizada por profissionais que possuem ou já possuíram contato com pessoas que apresentam algum tipo de deficiência visual e que trabalham em uma instituição que é parceira do projeto de extensão Desenvolvimento de Software Educacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A avaliação foi realizada por meio de um questionário, o qual foi elaborado usando como base alguns trabalhos da literatura. Foi possível constatar que os profissionais da instituição são motivados ao adotar recursos digitais que facilitam a aprendizagem, como o AudioQuiz, e que o jogo atende os requisitos do público-alvo. |
Abstract: | Serious game refers to games with the main purpose of teaching and can be applied to the most diverse areas, such as health, business, military and educational. Despite that, a portion of the population does not have the possibility of using them due to their limitations, such as people with visual impairments. This work created a serious game, called AudioQuiz, in which it is possible for the educator to register activities in the form of a quiz and provide access to the visually impaired public. This game was developed using the Scrum for Educational Serious Games methodology. The validation of the graphical interfaces was carried out by professionals who have or have had contact with people who have some type of visual impairment and that work in an institution that is a partnered with the extension program Development of Educational Software of the Federal Technological University of Paraná. The evaluation was carried out through a questionnaire, which was elaborated based on some of the works in the literature. It was found that the institution's professionals are motivated to adopt digital resources that facilitate learning, such as AudioQuiz, and that the game meets the requirements of the target audience. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35397 |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
audioquiz.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons