Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Gabriele Varão da-
dc.date.accessioned2024-11-06T17:47:53Z-
dc.date.available2024-11-06T17:47:53Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationCOSTA, Gabriele Varão da. O(s) nós entre elas: identidades de estudantes universitárias mulheres no projeto de extensão Travessias. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35388-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the role of the Extension Project Travessias, from UTFPR-CT, as a space in which the identities of the students who worked in the project met and were composed during their performance in 2022. Travessias proposes conversation circles with migrant women who live in Curitiba and the metropolitan area. The theoretical framework is organized into three axes of discussion: the dialogic conception of language, language as a kaleidoscope and Portuguese as an additional language (BAKHTIN, 1997 [1979]; CÉSAR; CAVALCANTI, 2007; SCHOFFEN; MARTINS, 2016; HARTMANN, 2020); the conception of identity in the context of narrative disputes (HALL, 2006 [1992]; DAVIS, 2016 [1981]; ADICHIE, 2019; GONZALEZ, 2020 [1979]; FREIRE, 2018 [1974]); and women’s social issues from an intersectional perspective (SAFFIOTI, 2015; COLLINS, 2015 [1989]; hooks, 2019 [1982]; LORDE, 2019 [1984]). It is configured as qualitative ethnographic research in applied linguistics with a participant observation approach, whose data were generated in a semi-structured interview. Through data analysis, the results identify the transformative potential of the extension project in the academic and personal trajectory of the students, who pointed out the importance of welcoming migrant women in the current Brazilian social context and exposed how the relationships established with the women who participated in the project transformed the way they see themselves and interact in the world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectMulheres - Identidadept_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectMulheres imigrantespt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLingüística aplicadapt_BR
dc.subjectWomen - Identitypt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectWomen immigrantspt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.titleO(s) nós entre elas: identidades de estudantes universitárias mulheres no projeto de extensão Travessiaspt_BR
dc.title.alternativeBetween our-them-selves: identities of female university students in the extension project Travessiaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de discutir o papel do Projeto de Extensão Travessias, da UTFPR-CT, como espaço de encontro e composição das identidades das bolsistas extensionistas do projeto durante sua atuação em 2022. O Travessias propõe rodas de conversa com mulheres migrantes que residem em Curitiba e região metropolitana. O referencial teórico organiza-se em três eixos de discussões: a concepção dialógica da língua, língua como caleidoscópio e português como língua adicional (BAKHTIN, 1997 [1979]; CÉSAR; CAVALCANTI, 2007; SCHOFFEN; MARTINS, 2016; HARTMANN, 2020); a concepção de identidade no contexto de disputas narrativas (HALL, 2006 [1992]; DAVIS, 2016 [1981]; ADICHIE, 2019; GONZALEZ, 2020 [1979]; FREIRE, 2018 [1974]); e as questões sociais da mulher partindo de uma perspectiva interseccional (SAFFIOTI, 2015; COLLINS, 2015 [1989]; hooks, 2019 [1982]; LORDE, 2019 [1984]). Configura-se como uma pesquisa qualitativa em linguística aplicada de cunho etnográfico com abordagem de observação participante, cujos dados foram gerados em uma entrevista semiestruturada. Por meio da análise dos dados, pode-se perceber o potencial transformador do projeto de extensão na trajetória acadêmica e pessoal das bolsistas, as quais demonstraram considerar importante o acolhimento de mulheres migrantes no contexto brasileiro atual e expuseram como as relações estabelecidas com as mulheres participantes do projeto transformaram a forma como elas se veem e interagem no mundo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcântara de-
dc.contributor.referee1Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcântara de-
dc.contributor.referee2Baldin, Fernanda Deah Chichorro-
dc.contributor.referee3Novaski, Elisa Cordeiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nosentrelasidentidade.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons