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Título: Proposta de um processo de implantação e gestão da internacionalização na graduação
Título(s) alternativo(s): Proposal for a process of implementation and management of internationalization in undergraduate
Autor(es): Haga, Analissa
Orientador(es): Dergint, Dario Eduardo Amaral
Palavras-chave: Universidades e faculdades públicas
Ensino superior - Cooperação internacional
Educação e globalização
Internacionalismo
Política internacional
Public universities and colleges
Education, Higher - International cooperation
Education and globalization
Internationalism
World politics
Data do documento: 13-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HAGA, Analissa. Proposta de um processo de implantação e gestão da internacionalização na graduação. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: A internacionalização do Ensino Superior tornou-se uma prioridade para muitas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo uma das metas das universidades dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para formar profissionais com múltiplas habilidades. Entretanto, a internacionalização na graduação merece atenção visto que a pós-graduação possui incentivos mais evidentes. Nesse contexto, é fundamental compreender os processos de internacionalização nas IES, identificar suas potencialidades e abordar suas fraquezas para alcançar uma formação integral na graduação. O objetivo deste estudo é propor um processo de implantação e gestão da internacionalização na graduação. A metodologia utilizada foi uma pesquisa interdisciplinar de caráter exploratório e qualitativo, que incluiu uma revisão sistemática da literatura para estudar publicações sobre a internacionalização na graduação, um estudo de caso em uma das unidades da FATEC do interior do Estado de São Paulo para comparar sua situação com a teoria, e uma revisão documental em arquivos disponíveis em domínio público da instituição em questão, em busca de exemplos de implementação e práticas de gestão da internacionalização. Encontrou-se que os principais requisitos para o sucesso do processo de internacionalização das IES, são políticas públicas fortes e investimentos adequados. Esses fatores envolvem planejamento, parcerias internacionais, adequação do currículo pedagógico, capacitação geral com cursos de línguas estrangeiras, investimentos em tecnologias, avaliação e controle de resultados. Os pontos críticos neste processo incluem a falta de suporte político interno e externo, a análise dos investimentos, o planejamento, a capacitação dos professores e o alinhamento do conteúdo acadêmico e da documentação. Como ferramenta de auxílio para atender a estas questões, o Balanced ScoreCard é uma alternativa considerável na gestão, pois ajuda as organizações a traduzirem sua visão e estratégia em objetivos operacionais, alinhando a internacionalização aos objetivos e indicadores com perspectivas abrangentes (financeira; cliente; processos internos; e aprendizado e crescimento). Isso permite que as IES ajustem suas estratégias às suas operações e meçam seu progresso rumo a internacionalização. Conclui-se que o BSC é uma ferramenta que pode ser adaptada para o processo de internacionalização das IES. Desta forma o PTT foi estruturado a partir das perspectivas do BSC, adaptando as demandas específicas das IES, resultando no guia com elementos para implantação da internacionalização na graduação e no relatório técnico com análise situacional e plano de ação para internacionalização. Com relação ao estudo de caso, há reforço no planejamento e adequação curricular devido à assessoria de relações internacionais criada exclusivamente para este assunto. A unidade ainda está em fase inicial de investimentos em metodologias, estrutura e capacitação para consolidar os cursos já existentes, com potencial para avançar o processo de internacionalização.
Abstract: The internationalization of Higher Education has become a priority for many Higher Education Institutions (HEIs), being one of the goals of universities within the Sustainable Development Goals to train professionals with multiple skills. However, internationalization at undergraduate level deserves attention as postgraduate studies have more obvious incentives. In this context, it is essential to understand the internationalization processes in HEIs, identify their potential and address their weaknesses to achieve comprehensive undergraduate training. The objective of this study is to propose a process for implementing and managing internationalization in undergraduate courses. The methodology used was interdisciplinary research of an exploratory and qualitative nature, which included a systematic review of the literature to study publications on internationalization at undergraduate level, a case study in one of the FATEC units in the interior of the State of São Paulo to compare its situation with theory, and a documentary review of files available in the public domain of the institution in question, in search of examples of implementation and internationalization management practices. It was found that the main requirements for the success of the HEI internationalization process are strong public policies and adequate investments. These factors involve planning, international partnerships, adaptation of the pedagogical curriculum, general training with foreign language courses, investments in technologies, evaluation and control of results. Critical points in this process include the lack of internal and external political support, investment analysis, planning, teacher training and alignment of academic content and documentation. As an aid tool to address these issues, the Balanced ScoreCard is a considerable alternative in management, as it helps organizations translate their vision and strategy into operational objectives, aligning internationalization with objectives and indicators with comprehensive perspectives (financial; customer; internal processes; and learning and growth). This allows HEIs to adjust their strategies to their operations and measure their progress towards internationalization. It is concluded that the BSC is a tool that can be adapted for the internationalization process of HEIs. In this way, the PTT was structured from the perspectives of the BSC, adapting the specific demands of the HEIs, resulting in the guide with elements for implementing internationalization in undergraduate courses and the technical report with situational analysis and action plan for internationalization. Regarding the case study, there is reinforcement in planning and curricular adaptation due to the international relations consultancy created exclusively for this subject. The unit is still in the initial phase of investing in methodologies, structure and training to consolidate existing courses, with the potential to advance the internationalization process.
Descrição: Acompanha produção técnica: Internacionalização das IES a partir do Balaced Scorecard: processo + Gestão do processo de internacionalização: relatório técnico
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35385
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional



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