Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomassoni, Fernanda-
dc.date.accessioned2024-11-06T11:19:07Z-
dc.date.available2024-11-06T11:19:07Z-
dc.date.issued2024-07-01-
dc.identifier.citationTOMASSONI, Fernanda. Educação em tempo integral nas escolas municipais de Vitorino/PR: uma análise da educação ambiental no ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35383-
dc.description.abstractThis study was accomplished at the José Bonifacio Municipal School in the city of Vitorino/PR. The aim of the study was to analyze full-time education at the José Bonifacio Municipal School, looking at the environmental education perspective, in order to propose a Model Curriculum Matrix for Full-Time Education for Elementary School - Early Years, adding the environmental theme in an integrated way and considering the municipality's potential. The guiding instruments for education in Brazil were used as a basis, as were those focused on the environment, the Environmental Education Projects already implemented in Brazilian schools, the Pedagogical Political Project of the José Bonifacio Municipal School and other models related to the subject. The stages of the research were a bibliographical survey, the application of a questionnaire to the participants, seeking to identify the knowledge of those involved on the subject studied, the analysis of the institution's Pedagogical Political Project and finally the preparation of the Proposal. Teaching and learning are two processes related to education, which is responsible for changes and developments in society. Educating is not only important, it is also possible, in order to strengthen the bonds of citizenship, inserting the subject into decisions that benefit society, forming an autonomous citizen. The Full-Time School is an innovative pedagogical proposal in which students' time at school is extended, offering a flexible curriculum. The inclusion of Environmental Education in an integrated and interdisciplinary, continuous and permanent way in all phases, stages, levels and modalities of education, contributes to the promotion of rationality and preservation of the environment, leading to sustainability. The proposed Curriculum Matrix Model is not intended to exhaust the subject or impose the idea categorically, but rather to serve as a starting point for other models.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSistemas de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCurrículos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInstructional systemspt_BR
dc.subjectFundamental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectCurriculum - Educationpt_BR
dc.titleEducação em tempo integral nas escolas municipais de Vitorino/PR: uma análise da educação ambiental no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeFull-time education in municipal schools in Vitorino/PR: an analysis of environmental education in elementary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo apresentado foi realizado na Escola Municipal José Bonifácio, na cidade de Vitorino-PR. O objetivo do trabalho foi analisar a educação em tempo integral inserida na Escola Municipal José Bonifácio, verificando a perspectiva da educação ambiental, de modo a permitir que se proponha um Modelo de Matriz Curricular para a Educação Integral em Tempo Integral para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais, acrescentando a temática ambiental de forma integrada e considerando as potencialidades do município. Foram utilizados como base os instrumentos norteadores da educação no Brasil, aqueles voltados para o viés ambiental, os Projetos de Educação Ambiental já implantados em escolas brasileiras, no Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal José Bonifácio e outros modelos relacionados ao assunto. As etapas da pesquisa foram o levantamento bibliográfico, aplicação de questionário para os participantes, buscando identificar o conhecimento dos envolvidos sobre o tema estudado, a análise do Projeto Político-Pedagógico da instituição e finalmente a elaboração da Proposta. Ensinar e aprender são dois processos relacionados com a educação, que é responsável pelasmudanças e evoluções na sociedade. Educar não somente é importante, como é possível, de forma a fortalecer os laços de cidadania, inserindo o sujeito em decisões benéficas para a sociedade, formando um cidadão autônomo. A Escola em Tempo Integral é uma proposta pedagógica inovadora, em que o tempo de permanência do aluno na escola é ampliado, ofertando um currículo flexível. A inserção da Educação Ambiental de forma integrada e interdisciplinar, contínua e permanente em todas as fases, etapas, níveis e modalidades da educação contribui para a promoção da racionalidade e preservação do meio ambiente, direcionando para a sustentabilidade. O Modelo de Matriz Curricular proposto não visa esgotar o assunto ou impor taxativamente a ideia, mas, sim, servir de ponto de partida para outros modelos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9614-8610pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0395311962114076pt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Nilvania Aparecida de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5371-0554pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041964058612806pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Catyelle Maria de Arruda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385982771873532pt_BR
dc.contributor.referee2Pontarolo, Edilson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0637811527251299pt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Nilvania Aparecida de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041964058612806pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoemtempointegralvitorino.pdf7,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons