Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35376
Título: | Desenvolvimento de algoritmo de seleção de baias e sequenciamento de carregamentos de autotanques em um terminal de combustíveis |
Título(s) alternativo(s): | Development of a selection algorithm for bays and sequencing of autotank loadings in a fuel distribution hub |
Autor(es): | Mendes, Bruno Vasselai Soares |
Orientador(es): | Magatão, Leandro |
Palavras-chave: | Pesquisa operacional Combustíveis Manuseio e transporte de materiais Levantamento e carregamento Programação heurística Otimização matemática Operations research Fuel Materials handling Lifting and carrying Heuristic programming Mathematical optimization |
Data do documento: | 28-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MENDES, Bruno Vasselai Soares. Desenvolvimento de algoritmo de seleção de baias e sequenciamento de carregamentos de autotanques em um terminal de combustíveis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho aborda um problema relacionado à cadeia de derivados de petróleo. Trata-se de um problema de alocação presente em um terminal de carregamento de combustíveis, o qual recebe produtos de uma refinaria e realiza a distribuição dos derivados por meio de modais ferroviário, dutoviário e rodoviário. O trabalho realizado tem seu foco em uma questão atrelada ao modal rodoviário, em particular, o problema de otimizar a alocação de caminhões-tanque em filas e em baias (plataformas) de carregamento dentro do terminal. Diversas características operacionais são levadas em conta em um estudo que tem por base um cenário real. O método de solução traz a proposta de uso de técnicas de otimização pautadas em Pesquisa Operacional para o desenvolvimento de uma solução que aprimore o processo de tomada de decisões operacionais, minimizando-se, o tempo despendido com as esperas dos caminhões devido às decisões de alocação. O núcleo do processo de solução foi pautado em uma abordagem inspirada na meta-heurística Iterated Local Search (ILS). Os resultados obtidos indicaram possibilidades de ganhos médios de eficiência operacional superiores a 25%, dependendo do horário do dia em análise. |
Abstract: | The present work addresses a problem related to the oil supply chain: the allocation problem present in a fuel distribution hub, which receives products from a refinery and carries out the distribution of derivative products through rail, pipelines, and road modes. The work focuses on an issue linked to road transport, particularly the problem of optimizing the allocation of tanker trucks in queues and loading bays (platforms) inside the hub. Several operational characteristics are taken into account in a study that is based on a real scenario. The solution method proposes using optimization techniques based on Operational Research to develop a solution that improves the operational decision-making process, minimizing the time spent waiting for trucks due to allocation decisions. The solution process core was based on an approach inspired by the Iterated Local Search (ILS) meta-heuristic. The results indicated possibilities of average gains in operational efficiency above 25%, depending on the time of day under analysis. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35376 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
algoritmoselecaocarregamentosautotanques.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons