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dc.creatorSiqueira, Mateus Henrique Cardoso-
dc.creatorSantos, Murilo Gabriel dos-
dc.date.accessioned2024-11-05T20:18:38Z-
dc.date.available2024-11-05T20:18:38Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Mateus Henrique Cardoso; SANTOS, Murilo Gabriel dos. Mapeamento do processo de admissão temporária para a remanufatura de bombas e injetores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35374-
dc.description.abstractThe growing demand for consumer goods associated with the finitude of natural resources, a focus on carbon emissions and the reduction of energy consumption have driven the industry towards more efficient means of production, in terms of energy and time, less polluting and that generate less waste. Within this scenario, remanufacturing presents itself as an alternative to reduce waste and damage to the environment. Due to its low labor cost, when compared to developed countries, Brazil presents itself as a potential remanufacturing force. Currently, Brazilian legislation does not allow the acquisition of Colors, or also called carcasses, from other countries. In this work, an analysis and comparison of the existing auto parts remanufacturing business models will be carried out with the focus on finding a viable alternative for the temporary admission process for pumps and injectors, using value stream mapping to quantify the additional effort. Necessary due to the current legal restriction for importing Colors aiming at their remanufacturing, as well as locating possible points of optimization of the time spent to carry out indirect activities and proposing improvements in the business model. With this, at the end of the work, the mapping of the entire business model and material and information flow for remanufacturing was obtained, allowing improvement proposals for the best efficiency of the process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRemanufaturapt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectAutomóveis - Peçaspt_BR
dc.subjectInjetorespt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectRemanufacturingpt_BR
dc.subjectBusinesspt_BR
dc.subjectAutomobiles - Partspt_BR
dc.subjectInjectorspt_BR
dc.subjectDiesel fuelspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleMapeamento do processo de admissão temporária para a remanufatura de bombas e injetorespt_BR
dc.title.alternativeMapping of temporary admission process for remanufacturing of diesel pumps and injectorspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA crescente demanda de bens de consumo associada à finitude dos recursos naturais, foco na emissão de carbono e na redução do consumo de energia têm impulsionado a indústria na direção de meios de produção mais eficientes, em termos de energia e tempo, menos poluentes e que gerem menor desperdício. Dentro desse cenário, a remanufatura se apresenta como uma alternativa para reduzir desperdícios de matéria-prima e energia e danos ao meio ambiente. Devido a seu baixo custo de mão de obra, quando comparado a países desenvolvidos, o Brasil se apresenta como uma potencial força de remanufatura. Atualmente a legislação brasileira não permite a aquisição de Cores, ou também chamados carcaças, de outros países. Neste trabalho será feita uma análise e comparação dos modelos de negócio de remanufatura de autopeças existentes com o enfoque em viabilizar uma alternativa ao processo de admissão temporária para remanufatura de bombas e injetores, utilizando o mapeamento de fluxo de valor para quantificar o esforço adicional necessário devido à restrição legal atual para importação de Cores (cascos de produtos fora de condição de uso) visando sua remanufatura, assim como localizar possíveis pontos de melhoria do tempo despendido para realização de atividades indiretas e propor melhorias no modelo de negócio. Com isso, obteve-se ao final do trabalho o mapeamento de todo o modelo de negócio e fluxo de material e informações para a remanufatura, possibilitando-se propostas de melhoria para a melhor eficácia do processo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Verussa Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee1Verussa Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Lima, Adriano Araújo de-
dc.contributor.referee3Weller, Tiago Rodrigues-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAOpt_BR
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