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Título: Projeto e construção de um dinamômetro hidráulico para motores estacionários
Título(s) alternativo(s): Design and manufacture of a hydraulic dynamometer for stationary engines
Autor(es): Verhagem, Otávio Augusto
Orientador(es): Silva, Carlos Henrique da
Palavras-chave: Dinamômetro
Motores de combustão interna
Máquinas hidráulicas
Torque
Dynamometer
Internal combustion engines
Hydraulic machinery
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VERHAGEM, Otávio Augusto. Projeto e construção de um dinamômetro hidráulico para motores estacionários. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como intuito, projetar e fabricar um dinamômetro hidráulico para testes em motores estacionários de até 10 Hp, utilizados pelas equipes de Baja SAE e Shell Eco-Marathon da UTFPR-Curitiba. O Sistema de frenagem consiste de uma bomba hidráulica de engrenagens e uma válvula reguladora de pressão acoplados a uma célula de carga, que será utilizada para o cálculo do torque, termopares para a aquisição de temperatura e um encoder luminoso para a leitura de rotação. O sistema é controlado por meio de uma interface LabView em conjunto com Arduino, apresentando como resultados as curvas de torque e potência do motor. Uma comparação entre o mesmo motor, com e sem filtro de ar foi feita para validar a precisão dos dados obtidos pelo dinamômetro. Após a análise dos resultados é possível concluir que o dinamômetro conseguiu reproduzir as curvas disponibilizadas pelo fabricante, apresentando uma divergência de aproximadamente 15%, conclui-se que o equipamento é capaz de medir diferenças de performance entre um motor com e sem filtro, onde para o último caso foi observado um ganho de potência em altas rotações.
Abstract: The present work aims to design and manufacture a hydraulic dynamometer for testing stationary engines of up to 10 Hp, used by the Baja SAE and Shell Eco-Marathon teams at UTFPR-Curitiba. The braking system consists of a hydraulic gear pump and a pressure regulator valve coupled to a load cell, which will be used to calculate torque, thermocouples for temperature acquisition and a light encoder for speed reading. The system is controlled through a LabView interface in conjunction with Arduino, presenting the torque and power curves of the motor as results. A comparison between the same engine, with and without an air filter, was made to validate the accuracy of the data obtained by the dynamometer. After analyzing the results, it is possible to conclude that the dynamometer was able to reproduce the curves provided by the manufacturer, presenting a divergence of approximately 15%, it is concluded that the equipment is capable of measuring differences in performance between an engine with and without filter, where for the last case a power gain was observed at high rotations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35373
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