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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35365
Título: | Concepções de técnica e tecnologia na educação profissional brasileira: uma análise de seus pressupostos à luz da epistemologia da técnica |
Título(s) alternativo(s): | Conceptions of technique and technology in professional brazilian education: an analysis of its presuppositions in the light of the epistemology of technique |
Autor(es): | Souza, Maria Luisa Hilleshein de |
Orientador(es): | Garcia, Nilson Marcos Dias |
Palavras-chave: | Educação profissional Educação profissional - História Teoria do conhecimento Análise do discurso Materialismo histórico Educação para o trabalho Ensino técnico - Legislação Professional education Professional education - History Knowledge, Theory of Discourse analysis Historical materialism Career education Technical education - Law and legislation |
Data do documento: | 11-Out-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SOUZA, Maria Luisa Hilleshein de. Concepções de técnica e tecnologia na educação profissional brasileira: uma análise de seus pressupostos à luz da epistemologia da técnica. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | Na educação brasileira, tanto o Ensino Médio quanto a Educação Profissional têm tido suas finalidades questionadas ao longo do tempo e têm sido foco de intensos debates em diferentes reformas. Ambos têm sido influenciados por fatores culturais, sociais, políticos e econômicos, e o discurso dominante tem repousado reiteradamente sobre um dualismo conceitual, uma leitura do mundo filtrada segundo pares conceituais de opostos, que escondem sempre uma hierarquização e uma preferência por um dos polos. Identificar os pressupostos epistemológicos que têm constituído a Educação Profissional e Tecnológica ao longo do tempo no Brasil, possibilita o entendimento de como ocorre a construção do conhecimento e de se fazer ciência em uma modalidade de ensino que se deu e se dá, em sua maior parte, de forma prática, pautada no “saber fazer”. Tendo isso em vista, desenvolveu-se uma pesquisa que, à luz da Epistemologia da Técnica, teve por objetivo analisar concepções de técnica e tecnologia e suas implicações em documentos institucionais da Educação Profissional. Para tanto, optou-se por um estudo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem predominantemente qualitativa. O levantamento de informações foi realizado por pesquisa documental e bibliográfica, tomando como fontes documentos de arquivos públicos, documentos oficiais, leis, decretos, publicações parlamentares, projetos de leis e relatórios, além de documentos do Conselho Nacional de Educação (CNE) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional. A Análise Textual Discursiva deu suporte ao processo de identificação e análise das concepções indicadas. Apoiada na perspectiva dialética, buscando aspectos históricos, contradições e causas, a pesquisa teve por base a Epistemologia da Técnica e buscou o debate com autores que tomam como base o Materialismo Histórico-Dialético. Os resultados permitiram avaliar que diferentes concepções de técnica e tecnologia têm permeado a constituição da Educação Profissional brasileira, sem, entretanto, desempenharem protagonismo na constituição das concepções filosóficas, epistemológicas ou pedagógicas desta modalidade de ensino, fato que se dá pela construção histórica, social e cultural a respeito do trabalho manual no país, que guarda em si uma contradição que persiste até hoje. Verificou-se que os pressupostos epistemológicos que têm constituído a Educação Profissional e Tecnológica ao longo do tempo no Brasil estão enraizados no bacharelismo, na ciência e no academicismo, configurando-a como uma continuação ou apêndice da educação geral e propedêutica, relegando a técnica, que deveria estar neles imbricada, a um papel secundário, indicando a necessidade de redirecionamento de seus pressupostos epistemológicos para que ela assuma protagonismo na produção de conhecimento nesta modalidade de ensino. |
Abstract: | In Brazil, both High School and Professional Education have had their purposes questioned over time and have been the focus of intense debates in different reforms. Both have been influenced by cultural, social, political and economic factors, and the dominant discourse has repeatedly rested on a conceptual dualism, a reading of the world filtered according to conceptual pairs of opposites, which always hides a hierarchy and a preference for one of the extremes. Identifying the epistemological assumptions that have constituted Professional and Technological Education over time in Brazil enables the understanding of how the construction of knowledge occurs and how to do science in a teaching modality that was and still is, for the most part, made in a practical way, based on “knowing how to do”. With this in mind, this research aims to analyze the concepts of technique and technology and their implications in institutional documents of Professional Education in the light of the Epistemology of Technique. The study is exploratory and descriptive, with a predominantly qualitative approach. The information was gathered through documentary and bibliographical research, using documents from public archives, official documents, such as laws, decrees, or parliamentary publications, through draft laws and reports, in addition to documents from the National Education Council (CNE) and the National Curricular Guidelines for Professional Education. Discursive Textual Analysis supported the process of identifying and analyzing the indicated concepts. Supported by the dialectical perspective and searching for historical aspects, contradictions and causes, the research presented here was based on the Epistemology of Technique and sought debate with authors who take HistoricalDialectical Materialism as their basis. The results enabled the evaluation that different conceptions of technique and technology have permeated the constitution of Brazilian Professional Education, but without playing a leading role in the constitution of the philosophical, epistemological or pedagogical conceptions of this teaching method, a fact that occurs due to the historical, social and cultural construct regarding manual work in the country, which contains a contradiction that persists to this day. Therefore, the epistemological presuppositions that have constituted Professional and Technological Education over time in Brazil are rooted in bachelorism, science and academicism, shaping it as a continuation or appendix of general and propaedeutic education, relegating technique, which should be intertwined with it, to a secondary role, indicating the need to redirect its epistemological assumptions só that it assumes a leading role in the production of knowledge in this teaching method. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35365 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
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