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Título: Aplicação de simulação para o estudo de filas na recepção de leite em uma indústria de laticínio
Título(s) alternativo(s): Application of simulation for the study of queues in milk reception in a dairy industry
Autor(es): Antonio, Marina Ester Magrini
Orientador(es): Chin, Shih Yung
Palavras-chave: Indústria de laticínios
Markov, Processos de
Teoria das filas
Dairy products industry
Markov processes
Queuing Theory
Data do documento: 5-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ANTONIO, Marina Ester Magrini. Aplicação de simulação para o estudo de filas na recepção de leite em uma indústria de laticínio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: O leite tem um papel nutricional, social e econômico muito importante no Brasil. A capacidade nutritiva do leite é responsável por gerar uma vida saudável a aqueles que o consomem. Socialmente e economicamente falando, o leite gera uma cadeia de empregos alta, desde o produtor até o trabalhador na indústria que o beneficia. A necessidade de otimizar processos, custos e desperdícios ainda é um dos maiores desafios encontrados dentro da indústria devido sua perecibilidade. A indústria do Leite vem buscando alternativas para isso; como sua matéria prima é de validade curta, a logística, os processos e a produção estão extremamente interligados visando um desperdício zero e uma rápida utilização dessa matéria prima. O desperdício de leite ocorre principalmente por questões falta de ajuste de chegada de caminhões para descarregar o leite no silo. Por ser um produto de rápida deterioração, o produto em silo deve ser dinâmico, ou seja, não deve permanecer no silo por muito tempo para não prejudicar a qualidade. De semelhante modo, o produto que chega para abastecer o silo deve ser capaz de suprir a necessidade da fábrica, pois silos cheios implicam na necessidade de maior espera o que implica em possíveis filas. Para lidar com problemas de produtividade, esse estudo foi conduzido sob a teoria de filas, Markov e Monte Carlo com a finalidade de prover algumas mudanças operacionais necessárias no tocante a chegada de caminhões de modo a atender a demanda e evitar desperdícios de produto gerado pelas filas. As simulações estudadas são: determinar sequência de tipos de caminhões que chegam e determinar instantes de chegada no turno. O estudo mostra que para a primeira simulação estudada, desempenho atual, a fila foi de quatro caminhões e com falta de produto na fábrica no início do turno, aplicando as melhorias chegou-se em um resultado de redução de fila de caminhões de 83,3% e atendendo a demanda desde o início do turno.
Abstract: Milk has a very important nutritional, social and economic role in Brazil. The nutritional capacity of milk is responsible for generating a healthy life for those who consume it. Socially and economically speaking, milk generates a long chain of jobs, from the producer to the worker in the industry that benefits it. The need to optimize processes, costs and waste is still one of the biggest challenges found within the industry due to its perishability. The milk industry has been looking for alternatives for this; as its raw material has a short shelf life, logistics, processes and production are extremely interconnected, aiming at zero waste and rapid use of this raw material. Milk wastage occurs mainly due to lack of adjustment of arrival of trucks to unload the milk in the silo. As it is a product of rapid deterioration, the product in silo must be dynamic, that is, it must not remain in the silo for a long time so as not to impair quality. Similarly, the product that arrives to supply the silo must be able to meet the needs of the factory, as empty silos imply the need for longer waiting, which implies possible queues. To deal with productivity problems, this study was conducted under the queuing theory, Markov and Monte Carlo in order to provide some necessary operational changes regarding the arrival of trucks in order to meet the demand and avoid product waste generated by the queues. The simulations studied are: to determine the sequence of types of trucks that arrive and to determine arrival times in the shift. The simulation shows that for the first simulation studied, current performance, the queue was four trucks and with a lack of product at the factory at the beginning of the shift, applying the improvements we arrived at a result of a reduction in the queue of trucks of 83.3% and meeting demand from the beginning of the shift.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35355
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