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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35348
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lazaroto, Juliano Taborda | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T14:00:10Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T14:00:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-10 | - |
dc.identifier.citation | LAZAROTO, Juliano Taborda. Obtenção de compósitos superficiais em matriz de alumínio através do processo de fricção agitação (FPS). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35348 | - |
dc.description.abstract | Aluminum alloys are currently in high demand in the automotive industry and other industrial sectors. However, improvements are being sought in the wear performance and properties of these aluminum alloys and in this sense the use of metal matrix composites (AMCs) has been an increasingly accepted proposal. Within the processes for obtaining AMCs, the method of processing by friction agitation (FSP), which manages to create a localized superficial AMC, is considered a viable technological solution due to its energetic and metallurgical advantages. This work aims to develop a surface composite by FSP in aluminum alloy A6082 with the addition of reinforcements, being silicon carbide (SiC) and niobium carbide (NbC), both carried out through the deposition by thermal spraying of a layer of controlled thickness of the reinforcement materials used and different amounts of passes in the FSP process were evaluated. The characterization of the samples was performed by optical microscopy, scanning electron microscopy (SEM) and x-ray spectroscopy (EDS). Both Vickers micro hardness tests and scratching tests were performed to determine the coefficient of friction (CoF). There was a reduction in the friction coefficient of the AMCs obtained on the surfaces in relation to the base material, as well as a microstructural improvement in the modified regions through the formation of finer grains. Therefore, the feasibility of the FSP technique for improving the resistance to wear by friction of the A6082 alloy was obtained. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ligas de alumínio - Tratamento térmico | pt_BR |
dc.subject | Física do estado sólido | pt_BR |
dc.subject | Microscopia eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Aluminum alloys - Heat treatment | pt_BR |
dc.subject | Solid state physics | pt_BR |
dc.subject | Electron microscopy | pt_BR |
dc.title | Obtenção de compósitos superficiais em matriz de alumínio através do processo de fricção agitação (FSP) | pt_BR |
dc.title.alternative | Obtaining surface composites in aluminum matrix through the friction stir process (FSP) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente as ligas de alumínio possuem uma elevada demanda na indústria automotiva e outros setores industriais. No entanto, procura-se melhoras no desempenho ao desgaste e nas propriedades destas ligas de alumínio e nesse sentido o uso de compósitos de matriz metálica (AMCs), tem sido uma proposta cada vez mais aceita. Dentro dos processos de obtenção dos AMCs o método de processamento por fricção agitação (FSP), que consegue criar uma AMC superficial localizado é considerado como solução tecnológica viável pelas suas vantagens energéticas e metalúrgicas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um compósito superficial por FSP na liga de alumínio A6082 com adição de reforços, sendo carbeto de silício (SiC) e carbeto de Nióbio (NbC), realizado por meio da deposição por aspersão térmica de uma camada de espessura controlada dos materiais de reforço utilizadas e foram avaliadas diferentes quantidades de passes no processo de FSP. A caracterização das amostras foi realizada por microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de raio x (EDS), e ainda foram realizados ensaios de micro dureza vickers e ensaio de riscamento para determinar o coeficiente de atrito (CoF). Foi constatado uma redução do coeficiente de atrito dos AMCs obtidos nas superfícies em relação ao material base, assim como uma melhora microestrutural nas regiões modificadas através da formação de grãos mais finos. Obteve-se, portanto, a viabilidade da técnica FSP para a melhoria da resistência ao desgaste por atrito da liga A6082. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lourençato, Luciano Augusto | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Fals, Hipólito Domingo Carvajal | - |
dc.contributor.referee1 | Lourençato, Luciano Augusto | - |
dc.contributor.referee2 | Fusão, Davi | - |
dc.contributor.referee3 | Regis Junior, Oscar | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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