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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35342
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Zanatta, Marcos Vinicius | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T13:36:19Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T13:36:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.citation | ZANATTA, Marcos Vinicius. Análise da fratura: propriedades mecânicas e microestruturais de prisioneiros de roda automotivos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35342 | - |
dc.description.abstract | Some wheel studs fracture when torque is applied to the nut holding the wheel. Thus, this present work aims to analyze the influence of microstructural aspects on the phenomenon of fatigue in wheel studs that occurred after rupture applied to the stud nut, after assembly or disassembly of the car wheel. The studies were carried out with different types of wheel studs: factory originals, purchased from drivers and parallel. In such wheel studs, damaged and not damaged, analyzes were made to verify the inclusions contained in the steel of each sample, the fatigue limit and also which followup of fatigue failure existing in the literature that best applies to wheel studs. In addition, metallographic analysis, microinclusions, tensile tests, Vickers microhardness, and lastly, a fratographic analysis of the studs, using scanning electron microscopy. The microhardness and tensile tests revealed that the parallel wheel stud has a lower level of mechanical resistance than the original factory stud. The metallographic analysis revealed the characteristic microstructure of the studied materials. The analysis of microinclusions showed the number of inclusions, revealing that the wheel studs purchased at the dealership and original from the factory are made of more refined materials than the material of the parallel stud. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Rodas | pt_BR |
dc.subject | Veículos | pt_BR |
dc.subject | Metalografia | pt_BR |
dc.subject | Microscopia eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Wheels | pt_BR |
dc.subject | Vehicles | pt_BR |
dc.subject | Metallography | pt_BR |
dc.subject | Electron microscopy | pt_BR |
dc.title | Análise da fratura: propriedades mecânicas e microestruturais de prisioneiros de roda automotivos | pt_BR |
dc.title.alternative | Fracture analysis: mechanical and microstructural properties of wheel studs automotives | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Alguns prisioneiros de roda sofrem fraturas quando se aplica torque na porca que prende a roda. Assim, este presente trabalho tem como objetivo analisar a influência de aspectos microestruturais no fenômeno da fadiga em prisioneiros de roda que apresentaram ruptura após torque aplicado na porca do prisioneiro, após montagem ou desmontagem da roda do carro. Os estudos foram realizados com diferentes tipos de prisioneiros de roda: original de fábrica, adquirido em concessionária e paralelo. Em tais prisioneiros de roda, danificados e não danificados, foram feitas análises para verificar as quantidades de inclusões contidas no aço de cada amostra, o limite de fadiga e também qual o critério de falha por fadiga existente na literatura que melhor se aplica a prisioneiros de roda. Além disso, foram realizadas análises metalográficas, de microinclusões, ensaios de tração, microdureza Vickers, e por último, uma análise fratográfica dos prisioneiros, utilizando microscopia eletrônica de varredura. Os ensaios de microdureza e de tração revelaram que o prisioneiro paralelo possui nível de resistência mecânica inferior ao prisioneiro original de fábrica. A análise metalográfica revelou qual microestrutura característica dos materiais estudados. A análise de microinclusões mostrou a quantidade de inclusões, revelando que os prisioneiros de roda adquirido em concessionária e original de fábrica são de materiais mais refinados do que o material do prisioneiro paralelo. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Tramontin, Sandra Mara Kaminski | - |
dc.contributor.referee1 | Pukasiewicz, Anderson Geraldo Marenda | - |
dc.contributor.referee2 | Verástegui, Roger Navarro | - |
dc.contributor.referee3 | Barreto, Heliety Rodrigues Borges | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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