Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Andreia Ferrari dos-
dc.date.accessioned2024-11-05T12:12:12Z-
dc.date.available2024-11-05T12:12:12Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Andreia Ferrari dos. Educação ambiental e design thinking: aplicações no curso de administração. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35341-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Educação ambiental e design thinking: plano de aulapt_BR
dc.description.abstractProfessional and Technological Education, according to the National Education Guidelines and Framework Law, aims to prepare individuals for productive activities. It arises in response to the globalized social and economic organization, which influences the relationship between environment and economy. Continuous professional development is crucial, as educators need to stay updated to effectively prepare future professionals for the job market. However, many teachers in this field come from technical backgrounds and may lack an appropriate pedagogical approach. This research aimed to analyze the integration of design thinking as an active methodology within Professional and Technological Education in a technical Administration course, potentially contributing to educators’ approach to Environmental Education. The methodology used in this dissertation is qualitative and exploratory, implemented through a participatory method. Data collection involved questionnaires with questions ordered according to a predetermined criterion. Data analysis was conducted through content analysis. Results indicate that the workshop conducted with the course's educators provided an engaging opportunity to explore the active methodology of design thinking, adapted to the context of Professional and Technological Education. This allowed participants to reflect on their teaching practices, facilitating their understanding of the need for more meaningful learning and the importance of exploring appropriate methods, as revealed by their responses after participation. Thus, it is concluded that teachers could implement this methodology in their classrooms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleEducação ambiental e design thinking: aplicações no curso de administraçãopt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and design thinking: applications in the administration coursept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação Profissional e Tecnológica, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visa preparar indivíduos para atividades produtivas. Ela surge em resposta à organização social e econômica globalizada, que influencia a relação entre ambiente e economia. A formação contínua de docentes é crucial, pois eles devem estar atualizados para inserir futuros profissionais no mercado de trabalho. No entanto, muitos professores dessa modalidade vêm de áreas técnicas e podem carecer de uma abordagem pedagógica adequada. Assim, essa pesquisa teve por objetivo analisar a inserção do design thinking enquanto metodologia ativa no âmbito Educação Profissional e Tecnológica em um curso técnico em Administração, como uma possível contribuição aos docentes na abordagem da Educação Ambiental. A metodologia utilizada nessa dissertação é a qualitativa, de natureza exploratória, executada por meio do método participante. A coleta de dados foi realizada utilizando questionários, compostos por perguntas ordenadas de acordo com um critério predeterminado. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a oficina realizada com os docentes do curso proporcionou uma oportunidade envolvente para explorar a metodologia ativa do design thinking, adaptada ao contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Isso permitiu aos participantes refletirem sobre suas práticas de ensino, facilitando a compreensão da necessidade de um aprendizado mais significativo e da importância de explorar métodos adequados, conforme revelado pelas suas respostas após a participação. Assim, conclui-se que os professores poderão implementar essa metodologia em suas salas de aula.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2079-4533pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0310551955904041pt_BR
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Everaldo dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0068-1670pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4732435096321874pt_BR
dc.contributor.referee4Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientaldesignthinking.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaoambientaldesignthinking_produto.pdf136,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons