Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35341
Título: Educação ambiental e design thinking: aplicações no curso de administração
Título(s) alternativo(s): Environmental education and design thinking: applications in the administration course
Autor(es): Santos, Andreia Ferrari dos
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Educação ambiental
Professores - Formação
Ensino profissional
Aprendizagem ativa
Prática de ensino
Environmental education
Teachers, Training of
Professional education
Active learning
Student teaching
Data do documento: 21-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Andreia Ferrari dos. Educação ambiental e design thinking: aplicações no curso de administração. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visa preparar indivíduos para atividades produtivas. Ela surge em resposta à organização social e econômica globalizada, que influencia a relação entre ambiente e economia. A formação contínua de docentes é crucial, pois eles devem estar atualizados para inserir futuros profissionais no mercado de trabalho. No entanto, muitos professores dessa modalidade vêm de áreas técnicas e podem carecer de uma abordagem pedagógica adequada. Assim, essa pesquisa teve por objetivo analisar a inserção do design thinking enquanto metodologia ativa no âmbito Educação Profissional e Tecnológica em um curso técnico em Administração, como uma possível contribuição aos docentes na abordagem da Educação Ambiental. A metodologia utilizada nessa dissertação é a qualitativa, de natureza exploratória, executada por meio do método participante. A coleta de dados foi realizada utilizando questionários, compostos por perguntas ordenadas de acordo com um critério predeterminado. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a oficina realizada com os docentes do curso proporcionou uma oportunidade envolvente para explorar a metodologia ativa do design thinking, adaptada ao contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Isso permitiu aos participantes refletirem sobre suas práticas de ensino, facilitando a compreensão da necessidade de um aprendizado mais significativo e da importância de explorar métodos adequados, conforme revelado pelas suas respostas após a participação. Assim, conclui-se que os professores poderão implementar essa metodologia em suas salas de aula.
Abstract: Professional and Technological Education, according to the National Education Guidelines and Framework Law, aims to prepare individuals for productive activities. It arises in response to the globalized social and economic organization, which influences the relationship between environment and economy. Continuous professional development is crucial, as educators need to stay updated to effectively prepare future professionals for the job market. However, many teachers in this field come from technical backgrounds and may lack an appropriate pedagogical approach. This research aimed to analyze the integration of design thinking as an active methodology within Professional and Technological Education in a technical Administration course, potentially contributing to educators’ approach to Environmental Education. The methodology used in this dissertation is qualitative and exploratory, implemented through a participatory method. Data collection involved questionnaires with questions ordered according to a predetermined criterion. Data analysis was conducted through content analysis. Results indicate that the workshop conducted with the course's educators provided an engaging opportunity to explore the active methodology of design thinking, adapted to the context of Professional and Technological Education. This allowed participants to reflect on their teaching practices, facilitating their understanding of the need for more meaningful learning and the importance of exploring appropriate methods, as revealed by their responses after participation. Thus, it is concluded that teachers could implement this methodology in their classrooms.
Descrição: Acompanha produção técnica: Educação ambiental e design thinking: plano de aula
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35341
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientaldesignthinking.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaoambientaldesignthinking_produto.pdf136,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons