Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMata, Eduardo Angelo da-
dc.creatorHartmann, João Henrique Stadiniski-
dc.date.accessioned2024-11-04T20:19:45Z-
dc.date.available2024-11-04T20:19:45Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationMATA, Eduardo Angelo da; HARTMANN, João Henrique Stadiniski. Estudo do tratamento de revenido por indução em camadas martensíticas produzidas em aço para trilho ferroviário. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35334-
dc.description.abstractRail transport have as characteristic a high operational complexity. To preserve and maintain railways, engineering teams faces countless challenges. Among them is the formation of White Etching Layers (WEL), a thin, hard and brittle martensitic layer on the surface of rails,that potentiates fatigue-related defects. The WEL phenomenom has the grinding process as one of its origins, which is a maintenance process intended to recover tracks shape after their wear. As it is related to martensitic transformation, the tempering procces, to be applied after grinding, appears as a possible technological solution to revert the scenario of hardned layers on tracks. To investigate this option, a rail class TR-68 was submitted to induction hardening to obtain martensitic layers to simulate WEL and then induction tempering was applied to the previously formed martensite. Results shown succesful outcomes in forming martensitic layers, similar to WEL, but much thicker than the ones formed in grinding. Induction tempering showned effective to reduce hardness and to promote microstructural changes and hardness decrease.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMartensitapt_BR
dc.subjectFerrovias - Trilhospt_BR
dc.subjectMetais - Têmperapt_BR
dc.subjectMetais - Fadigapt_BR
dc.subjectMetais - Tratamento térmicopt_BR
dc.subjectMartensitept_BR
dc.subjectRailroads - Railspt_BR
dc.subjectMetals - Quenchingpt_BR
dc.subjectMetals - Fatiguept_BR
dc.subjectMetals - Heat treatmentpt_BR
dc.titleEstudo do tratamento de revenido por indução em camadas martensíticas produzidas em aço para trilho ferroviáriopt_BR
dc.title.alternativeStudy of indictuion tempering of mantensitic layers on railway steelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO transporte ferroviário tem por característica a grande complexidade operacional. Para preservação e manutenção das vias férreas, equipes de engenharia enfrentam diversos desafios, um deles é a formação de White Etching Layers (WEL), uma fina camada martensítica, endurecida e frágil, na superfície de trilhos, que potencializa defeitos relacionados à fadiga em trilhos. O fenônemo de formação de WEL tem o processo de reperfilamento por esmerilhamento como uma de suas origens, que é um processo de manutenção para recuperação da forma dos trilhos após seu desgaste. Como se trata de uma camada martensítica, surge então o revenimento, a ser aplicado após a operação de reperfilamento, como possível solução tecnológica para reverter esse quadro de zonas endurecidas ao longo da superfície dos trilhos. Para avaliar essa opção, submeteu-se um trilho TR-68 à têmpera superficial através de aquecimento indutivo para produção de camadas martensíticas semelhantes à WEL seguido de revenimento por aquecimento indutivo para avaliar seu impacto nas camadas martensíticas previamente formadas. Os resultados mostraram que é possível formar camadas martensíticas de semelhante dureza a WEL, apesar de maiores. O revenimento por indução mostrou-se viável para a redução de dureza e alteração microestrutural, com diferentes parametrizações do tratamento térmico proporcionando diferentes resultados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Julio Cesar Klein das-
dc.contributor.referee1Neves, Julio Cesar Klein das-
dc.contributor.referee2Mafra, Marcio-
dc.contributor.referee3Cousseau, Tiago-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tratamentorevenidoinducao.pdf8,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons