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Título: Estudo do tratamento de revenido por indução em camadas martensíticas produzidas em aço para trilho ferroviário
Título(s) alternativo(s): Study of indictuion tempering of mantensitic layers on railway steel
Autor(es): Mata, Eduardo Angelo da
Hartmann, João Henrique Stadiniski
Orientador(es): Neves, Julio Cesar Klein das
Palavras-chave: Martensita
Ferrovias - Trilhos
Metais - Têmpera
Metais - Fadiga
Metais - Tratamento térmico
Martensite
Railroads - Rails
Metals - Quenching
Metals - Fatigue
Metals - Heat treatment
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MATA, Eduardo Angelo da; HARTMANN, João Henrique Stadiniski. Estudo do tratamento de revenido por indução em camadas martensíticas produzidas em aço para trilho ferroviário. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O transporte ferroviário tem por característica a grande complexidade operacional. Para preservação e manutenção das vias férreas, equipes de engenharia enfrentam diversos desafios, um deles é a formação de White Etching Layers (WEL), uma fina camada martensítica, endurecida e frágil, na superfície de trilhos, que potencializa defeitos relacionados à fadiga em trilhos. O fenônemo de formação de WEL tem o processo de reperfilamento por esmerilhamento como uma de suas origens, que é um processo de manutenção para recuperação da forma dos trilhos após seu desgaste. Como se trata de uma camada martensítica, surge então o revenimento, a ser aplicado após a operação de reperfilamento, como possível solução tecnológica para reverter esse quadro de zonas endurecidas ao longo da superfície dos trilhos. Para avaliar essa opção, submeteu-se um trilho TR-68 à têmpera superficial através de aquecimento indutivo para produção de camadas martensíticas semelhantes à WEL seguido de revenimento por aquecimento indutivo para avaliar seu impacto nas camadas martensíticas previamente formadas. Os resultados mostraram que é possível formar camadas martensíticas de semelhante dureza a WEL, apesar de maiores. O revenimento por indução mostrou-se viável para a redução de dureza e alteração microestrutural, com diferentes parametrizações do tratamento térmico proporcionando diferentes resultados.
Abstract: Rail transport have as characteristic a high operational complexity. To preserve and maintain railways, engineering teams faces countless challenges. Among them is the formation of White Etching Layers (WEL), a thin, hard and brittle martensitic layer on the surface of rails,that potentiates fatigue-related defects. The WEL phenomenom has the grinding process as one of its origins, which is a maintenance process intended to recover tracks shape after their wear. As it is related to martensitic transformation, the tempering procces, to be applied after grinding, appears as a possible technological solution to revert the scenario of hardned layers on tracks. To investigate this option, a rail class TR-68 was submitted to induction hardening to obtain martensitic layers to simulate WEL and then induction tempering was applied to the previously formed martensite. Results shown succesful outcomes in forming martensitic layers, similar to WEL, but much thicker than the ones formed in grinding. Induction tempering showned effective to reduce hardness and to promote microstructural changes and hardness decrease.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35334
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