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dc.creatorKapp, Arthur Bozza-
dc.creatorOkamura, Jessica Miyuki Asakura-
dc.date.accessioned2024-11-04T19:20:12Z-
dc.date.available2024-11-04T19:20:12Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.citationKAPP, Arthur Bozza; OKAMURA, Jessica Miyuki Asakura. Desenvolvimento de uma hélice otimizada para aeronaves de escala reduzida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35332-
dc.description.abstractAmong the projects organized by SAE (Society of Automotive Engineer) is the SAE AeroDesign. The main goal of the project is to develop a small-scale aircraft with a high acceleration ability to be tested during the competition. Because of that, the aircraft must generate a great tractive force. To improve the UTFPR Curitiba team performance, it was proposed to develop and manufacture a non-commercial propeller, optimized by a genetics evolution algorithm, that can overcome the previous commercial models used in terms of thrust force. To define the propeller`s parameters that belong to the most efficient design align to the aircraft goals, it was selected the Adkins and Liebeck`s method. This method uses equations iteration from some input data like prototype`s and flow information to find an ideal propeller composition, because of the it is used the L. M. Traub method. After all the propeller`s parameters are defined, it is manufacture by a laminating process with glass fiber and epox, and then it is tested in a static test bench to compare the results with the commercial one.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHélicespt_BR
dc.subjectAerofóliospt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAlgorítmos genéticospt_BR
dc.subjectPropellerspt_BR
dc.subjectAerofoilspt_BR
dc.subjectDrone aircraftpt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectGenetic algorithmspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma hélice otimizada para aeronaves de escala reduzidapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of an optimized propeller for small scale aircraftpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDentre os projetos organizados pela SAE (Society of Automotive Engineer) encontrase o SAE AeroDesign. Seu objetivo é projetar e desenvolver uma aeronave de escala reduzida com alta capacidade de aceleração para ser testada em provas durante a competição. Para isso, é necessário que a aeronave possua uma boa capacidade trativa. A fim de melhorar o desempenho da equipe da UTFPR Curitiba, é proposto desenvolver uma hélice de fabricação própria otimizada por algoritmo genético que consiga gerar mais tração do que os modelos comerciais utilizados anteriormente pela equipe. Para encontrar os parâmetros de hélice que componham o design mais eficiente para o objetivo da aeronave, seleciona-se o método de Adkins e Liebeck. Esse, a partir de dados de entrada (como informações do protótipo e do escoamento do ar), itera as equações até chegar a uma composição de uma hélice ideal, e para isso aplica-se método de L. W. Traub. Após parâmetros da hélice definidos, fabrica-a pelo método de laminação manual com resina e fibra de carbono para então testá-la em uma bancada de teste estático e comparando os resultados com o modelo comercial.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Claudio Tavares da-
dc.contributor.referee1Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Cláudio Tavares da-
dc.contributor.referee3Javarez Junior, Laercio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
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