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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35332
Título: | Desenvolvimento de uma hélice otimizada para aeronaves de escala reduzida |
Título(s) alternativo(s): | Development of an optimized propeller for small scale aircraft |
Autor(es): | Kapp, Arthur Bozza Okamura, Jessica Miyuki Asakura |
Orientador(es): | Silva, Claudio Tavares da |
Palavras-chave: | Hélices Aerofólios Drone Aerodinâmica Algorítmos genéticos Propellers Aerofoils Drone aircraft Aerodynamics Genetic algorithms |
Data do documento: | 2-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | KAPP, Arthur Bozza; OKAMURA, Jessica Miyuki Asakura. Desenvolvimento de uma hélice otimizada para aeronaves de escala reduzida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Dentre os projetos organizados pela SAE (Society of Automotive Engineer) encontrase o SAE AeroDesign. Seu objetivo é projetar e desenvolver uma aeronave de escala reduzida com alta capacidade de aceleração para ser testada em provas durante a competição. Para isso, é necessário que a aeronave possua uma boa capacidade trativa. A fim de melhorar o desempenho da equipe da UTFPR Curitiba, é proposto desenvolver uma hélice de fabricação própria otimizada por algoritmo genético que consiga gerar mais tração do que os modelos comerciais utilizados anteriormente pela equipe. Para encontrar os parâmetros de hélice que componham o design mais eficiente para o objetivo da aeronave, seleciona-se o método de Adkins e Liebeck. Esse, a partir de dados de entrada (como informações do protótipo e do escoamento do ar), itera as equações até chegar a uma composição de uma hélice ideal, e para isso aplica-se método de L. W. Traub. Após parâmetros da hélice definidos, fabrica-a pelo método de laminação manual com resina e fibra de carbono para então testá-la em uma bancada de teste estático e comparando os resultados com o modelo comercial. |
Abstract: | Among the projects organized by SAE (Society of Automotive Engineer) is the SAE AeroDesign. The main goal of the project is to develop a small-scale aircraft with a high acceleration ability to be tested during the competition. Because of that, the aircraft must generate a great tractive force. To improve the UTFPR Curitiba team performance, it was proposed to develop and manufacture a non-commercial propeller, optimized by a genetics evolution algorithm, that can overcome the previous commercial models used in terms of thrust force. To define the propeller`s parameters that belong to the most efficient design align to the aircraft goals, it was selected the Adkins and Liebeck`s method. This method uses equations iteration from some input data like prototype`s and flow information to find an ideal propeller composition, because of the it is used the L. M. Traub method. After all the propeller`s parameters are defined, it is manufacture by a laminating process with glass fiber and epox, and then it is tested in a static test bench to compare the results with the commercial one. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35332 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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