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Título: Possibilidades de mobilização de conceitos matemáticos mediados pelos pilares do pensamento computacional
Título(s) alternativo(s): Possibilities of mobilizing mathematical concepts mediated by the pillars of computational thinking
Autor(es): Grosskopf, Amanda Liebl
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Tecnologia educacional
Computação - Matemática
Ensino - Meios auxiliares
Mathematics - Study and teaching
Scratch (Computer program language)
Educational technology
Computer - Mathematics
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 26-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GROSSKOPF, Amanda Liebl. Possibilidades de mobilização de conceitos matemáticos mediados pelos pilares do pensamento computacional. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: As transformações tecnológicas do último século tornaram indispensável que o conhecimento que reverbera das Tecnologias Digitais, ou seja, de conceitos computacionais, permeie o percurso formativo dos indivíduos. No entanto, a utilização de computadores no contexto da Educação Básica, discutida desde os anos 80 por Papert (1985), foi retomada no Brasil após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir desse documento, estudos sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional e suas aproximações com a disciplina de Matemática tem sido realizados. Destarte, buscamos investigar o Pensamento Computacional e sua relação com a Matemática. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como são mobilizados os conceitos matemáticos quando mediados pelo Pensamento Computacional no desenvolvimento de objetos de aprendizagem, a partir da questão investigativa: De que forma a construção de objetos de aprendizagem, mediados pelo Pensamento Computacional, pode contribuir com o desenvolvimento de conceitos matemáticos? Para responder a essa questão foi realizada uma pesquisa qualitativa com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública durante o primeiro semestre do ano letivo de 2023. Foi ofertada uma oficina extracurricular para que estudantes elaborassem objetos de aprendizagem de matemática no software Scratch. A escolha dessa faixa etária considerou a finalização do percurso formativo do Ensino Fundamental, assumindo conhecimentos diversificados dentro do componente de Matemática. As etapas metodológicas percorridas na pesquisa foram as seguintes: submissão do projeto; seleção dos participantes; realização da oficina para a coleta de dados; organização dos dados obtidos; análise e discussão dos dados produzidos e a elaboração do Produto Educacional. O produto educacional condiz com um e-book, elaborado a partir de um material didático que, após a análise dos resultados obtidos decorrente da aplicação foi reformulado. Mediante os dados obtidos observamos uma possibilidade de mobilizar o Pensamento Computacional no Ensino Fundamental, na construção de Objeto de Aprendizagem e que durante o processo de programar um objeto, pode-se verificar a mobilização dos pilares do Pensamento Computacional: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos evoluindo organicamente a partir de estruturas emergentes. Neste sentido, esta construção possibilitou ao estudante, por meio da programação visual no software Scratch, desenvolver novos conceitos matemáticos e também mobilizar os já adquiridos. Sendo assim, observa-se o software Scratch como um ambiente pedagógico que possibilita a mobilização de conceitos matemáticos e o desenvolvimento do Pensamento Computacional.
Abstract: The technological transformations of the last century have made it essential that the knowledge that reverberates from Digital Technologies, that is, from computational concepts, permeates the educational path of individuals. However, the use of computers in the context of Basic Education, discussed since the 80s by Papert (1985), was resumed in Brazil after the approval of the National Common Curricular Base (BNCC). Based on this document, studies on the development of Computational Thinking and its approaches to the discipline of Mathematics have been carried out. Therefore, we investigate Computational Thinking and its relationship with Mathematics. Thus, the present research aims to analyze how mathematical concepts are mobilized when mediated by Computational Thinking in the development of learning objects, based on the investigative question: How can the construction of learning objects, mediated by Computational Thinking, contribute to the development of mathematical concepts? To answer this question, qualitative research was carried out with students in the 9th year of Elementary School in a public school during the first semester of the 2023 school year. An extracurricular workshop was offered for students to create mathematics learning objects in the Scratch software. The choice of this age group considered the completion of the Elementary School training path, assuming diversified knowledge within the Mathematics component. The methodological steps followed in the research were as follows: project submission; selection of participants; holding the workshop for data collection; organization of the data obtained; analysis and discussion of the data produced and the preparation of the Educational Product. The educational product consists of an e-book, created from teaching material that, after analyzing the results obtained because of the application, was reformulated. Through the data obtained, we observed a possibility of mobilizing Computational Thinking in Elementary Education, in the construction of a Learning Object and that during the process of programming an object, it is possible to verify the mobilization of the pillars of Computational Thinking: decomposition, abstraction, recognition of patterns and algorithms evolving organically from emerging structures. In this sense, this construction enabled the student, through visual programming in the Scratch software, to develop new mathematical concepts and mobilize those already acquired. Therefore, Scratch software is seen as a pedagogical environment that enables the mobilization of mathematical concepts and the development of Computational Thinking.
Descrição: Acompanha: Conectando matemática e pensamento computacional
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35327
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