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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35315
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Antunes, Rafael Balbino | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T17:08:58Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T17:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
dc.identifier.citation | ANTUNES, Rafael Balbino. Implementação da FMEA e desenvolvimento do plano de manutenção preventiva para o sistema de suspensão a ar de um veículo modificado. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35315 | - |
dc.description.abstract | Pneumatic suspension, also known as air suspension, was developed by Firestone in the 1930s and became popular in luxury and large vehicles. Unlike mechanical suspensions, pneumatic suspensions use air bags inflated with compressed air to dynamically adjust the vehicle's height, providing better performance, comfort, and customization. Due to the popularization and growing demand for adapting this system to conventional cars, specific equipment has emerged, making it a trend in the automotive market. However, this type of suspension requires special care, as small leaks can cause significant damage to the structure and even compromise occupant safety. Therefore, it becomes necessary to study the system's components, aiming to increase reliability and prevent failures. The FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) methodology, which aims to assess the potential failure modes of a system, was used to develop a preventive maintenance plan consisting of activities designed to ensure the proper functioning of the equipment, reducing risks and the probability of unexpected failures. Based on this analysis, the main failure issues in the suspension were identified, enabling the development of preventive actions for the system. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Molas e suspensão | pt_BR |
dc.subject | Manutenção | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Springs and suspension | pt_BR |
dc.subject | Maintenance | pt_BR |
dc.subject | Mechanical engineering | pt_BR |
dc.title | Implementação da FMEA e desenvolvimento do plano de manutenção preventiva para o sistema de suspensão a ar de um veículo modificado | pt_BR |
dc.title.alternative | Implementation of the FMEA and development of preventive maintenance plan for the modified vehicle air suspension system | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A suspensão pneumática, também conhecida como suspensão a ar, foi desenvolvida pela Firestone na década de 30 e se popularizou em veículos de luxo e de grande porte. Ao contrário das suspensões mecânicas, as suspensões pneumáticas utilizam bolsas de ar infladas com ar comprimido para ajustar dinamicamente a altura do veículo, proporcionando melhor desempenho, conforto e personalização. Devido à popularização e à crescente demanda de adaptação desse sistema em carros convencionais, surgiram equipamentos específicos, tornando-se uma tendência no mercado automotivo. No entanto, esse tipo de suspensão exige cuidados especiais, uma vez que pequenos vazamentos podem causar grandes danos à estrutura e até mesmo comprometer a segurança dos ocupantes. Assim, torna-se necessário realizar estudos nos componentes do sistema, buscando aumentar a confiabilidade e prevenir falhas. A metodologia FMEA (Análise do Modo e Efeito de Falha), que visa avaliar os potenciais modos de falha de um sistema, foi utilizada para desenvolver um plano de manutenção preventiva, composto por atividades destinadas a manter o bom funcionamento dos equipamentos, reduzindo os riscos e a probabilidade de falhas inesperadas. Com base nessa análise, foram identificados os principais problemas de falhas na suspensão, possibilitando o desenvolvimento das ações preventivas para o sistema. | pt_BR |
dc.degree.local | Guarapuava | pt_BR |
dc.publisher.local | Guarapuava | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Carlos Bernardo Gouvea | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Carlos Bernardo Gouvea | - |
dc.contributor.referee2 | Nunez, David Lira | - |
dc.contributor.referee3 | Holzmann, Henrique Ajuz | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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