Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35291
Título: Análise de performance em layouts para melhoria de fluxo e de indicadores na parte de montagem de uma indústria automotiva
Título(s) alternativo(s): Performance analysis in layouts to improve flow and indicators in the assembly part of an automotive industry
Autor(es): Dierka, Gabriela
Orientador(es): Weller, Tiago Rodrigues
Palavras-chave: Instalações industriais - Layout
Produção enxuta
Balanceamento de linha de montagem
Estudos de viabilidade
Plant layout
Lean manufacturing
Assembly-line balancing
Feasibility studies
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DIERKA, Gabriela. Análise de performance em layouts para melhoria de fluxo e de indicadores na parte de montagem de uma indústria automotiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O mercado automotivo está passando por transformações a nível global, demandando com frequência novos e grandes investimentos em produtos e processos inovadores e eficazes. Para isso, é preciso ter capacidade de produzir novos modelos de veículos concomitantemente com os produtos que já encontram-se na produção seriada há mais tempo. Uma das formas clássicas de obter-se maior capacidade de produção é através da melhoria dos layouts das instalações fabris. Dessa forma, este trabalho realizou um estudo de caso com o objetivo de estudar a inserção de novas peças para novos modelos de veículos que serão produzidos em breve em um layout de uma área de picking já existente para alimentar a linha de produção dos veículos que estão em fabricação atualmente, buscando identificar problemas e aplicar alguns conceitos de Lean Manufacturing para melhorar sua performance. Para melhorar este layout, foi proposto a separação de atividades de valor agregado das atividades de valor não agregado e se isso pode ser vantajoso para a indústria em questão. Verificou-se ainda que na situação atual deste picking os tempos de operação de cada operador estão desbalanceados, gerando um tempo de ociosidade considerado alto em alguns postos de trabalho. Com isso, foi realizada a verificação de tempos de operação de cada posto de trabalho, indicadores de performance RGU (Rendimento Geral da Planta), DSTR (Design Standard Time Ratio) e peças por m² do estado atual e realizada uma comparação com os resultados esperados das propostas de melhoria, para então, juntamente com o custo estimado, analisar se as propostas de melhoria obtidas a partir deste trabalho serão implementas. Foi visto que realizando todos estes cálculos, a nova proposta de layout é factível e vantajosa para a montadora, uma vez que todos os indicadores melhoraram e é viável financeiramente.
Abstract: The automotive market is undergoing transformations at a global level, often demanding new and large investments in innovative and effective products and processes. For this, it is necessary to be able to produce new vehicle models concomitantly with products that have been in serial production for a longer time. One of the classic ways to obtain greater production capacity is through improving the layouts of manufacturing facilities. In this way, this work carried out a case study with the objective of studying the insertion of new parts for new vehicle models that will be produced soon in a layout of an existing picking area to feed the production line of vehicles that are in fabrication today, seeking to identify problems and apply some Lean Manufacturing concepts to improve their performance. To improve this layout, it was proposed to separate value-added activities from non-value-added activities and whether this can be advantageous for the industry in question. It was also found that in the current situation of this picking, the operating times of each operator are unbalanced, generating an idle time considered high in some jobs. With this, the operation times of each workstation, performance indicators RGU (General Plant Yield), DSTR (Design Standard Time Ratio) and pieces per m² of the current state were verified and a comparison was made with the expected results. Improvement proposals, and then, together with the estimated cost, analyze whether the improvement proposals obtained from this work will be implemented. It was seen that performing all these calculations, the new layout proposal is feasible and advantageous for the automaker, since all indicators have improved and it is financially viable.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35291
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
layoutsmontagemindustriaautomotiva.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons