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dc.creatorTribeck, Priscila Meier de Andrade-
dc.date.accessioned2018-10-19T11:40:34Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-19T11:40:34Z-
dc.date.issued2010-02-26-
dc.identifier.citationTRIBECK, Priscila Meier de Andrade. Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática. 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3528-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to verify the use of the didactic sequences in science and mathematic activities for Early Childhood Education. The methodology aims at a better organization for pedagogic job as well as the development of projects for the activities in the areas of knowledge proposed by MEC (Ministry of Education) for this teaching mode. For a better growing of this research, it was based on the Social-historical theory about childhood education and human besides studies about didactic sequences and cross-curriculum. This is a methodological and practical research which made use of inductive method e observation. It was developed in 2008, in a private school of Ponta Grossa, in a level 4classroom with four year old students. Data collection occurred through the step by step proposed by didactic sequence: introduction of the situation and initial production, modules 1, 2, 3, 4, 5, 6 and final production. The didactic sequence will be the final product of this paper with the intention of applying it in Early Childhood education programs. As a result of research, there was greater interaction between students and the content of Sciences and Mathematics, from the proposed project “Planting energy harvesting health”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleConstrução do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemáticapt_BR
dc.title.alternativeKnowledge building in early childhood education: didactic and playful sequences for teaching science and mathematicspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPor meio desse trabalho, buscou-se verificar a utilização das sequências didáticas em atividades de Ciências e Matemática na Educação Infantil. A metodologia da sequência didática visa a uma maior organização do trabalho pedagógico, auxiliando no desenvolvimento de projetos para as atividades de Ciências e Matemática propostas pelo MEC para essa modalidade de ensino. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscaram-se orientações da teoria Sócio-histórica sobre a Educação Infantil e o desenvolvimento humano, além da fundamentação teórica sobre sequências didáticas e interdisciplinaridade, que formaram a base deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa metodológica e de campo, que utilizou o método indutivo de abordagem e observacional de procedimento. O trabalho se desenvolveu na turma de Educação Infantil, nível IV, com 15 (quinze) alunos, em um colégio da rede particular de ensino, em Ponta Grossa (PR). A coleta de dados se deu por meio do passo a passo proposto pela sequência didática: apresentação da situação produção inicial, módulos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e produção final, analisando as mesmas e questionários aos pais sobre o trabalho realizado. O produto (exigência do Mestrado Profissional) desta dissertação foi a confecção de um caderno didático contendo três eixos, entre eles as sequências didáticas e sugestões de conteúdos a serem trabalhados, que pode ser utilizado por professores na Educação Infantil. Como resultado da pesquisa, observou-se uma maior interação por parte dos alunos com os conteúdos de Ciências e Matemática, a partir do projeto proposto “Plantando energia, colhendo saúde” que foi a base de toda pesquisa.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3384807664114940pt_BR
dc.contributor.advisor1Stadler, Rita de Cássia da Luz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5061895099378699pt_BR
dc.contributor.referee1Tozetto, Suzana Soares-
dc.contributor.referee2Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de-
dc.contributor.referee3Lima, Siumara Aparecida de-
dc.contributor.referee4Stadler, Rita de Cássia da Luz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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