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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Martins, Matheus Rohrich | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T21:11:18Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T21:11:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Matheus Rohrich. Simulação numérica do escoamento em tubos furados utilizados na completação inteligente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35270 | - |
dc.description.abstract | Perforated liners are tools employed for intelligent completion of oil wells. The objective of the present work is to investigate the influence of geometrical parameters on a perforated liner’s flow. In this study the variables are hole diameters (6,35 mm ,12,7 mm and 25,4 mm), perforation density (15, 30, 60 holes/m). The main response variables are the column’s, hole’s and anular’s head loss. The flow is characterized as turbulent, monophasic and of newtonian fluid, being represented by the − realizable model, with standard wall function that is solved by the means of the Finite Volume Method. It has been noted that a smaller hole diameter or a greater perforation density, lead to higher head losses, while the increase of hole diameter or decrease in perforation density, lead to a higher column head loss, with is related to the formation of vortexes in the annular and holes region. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Tubos - Dinâmica dos fluidos | pt_BR |
dc.subject | Turbulência | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Fluidodinâmica computacional | pt_BR |
dc.subject | Tubes - Fluid dynamics | pt_BR |
dc.subject | Turbulence | pt_BR |
dc.subject | Finite element method | pt_BR |
dc.subject | Computational fluid dynamics | pt_BR |
dc.title | Simulação numérica do escoamento em tubos furados utilizados na completação inteligente | pt_BR |
dc.title.alternative | Numerical simulation of flow in perforated tubes used in smart completion | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Tubos furados são equipamentos empregados em completações inteligentes de poço aberto de óleo. O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência de parâmetros geométricos sobre o escoamento no tubo furado. Para esse estudo, são alterados o diâmetro dos furos (6,35 mm, 12,7 mm e 25,4mm) e a densidade de furação (15, 30 e 60 furos/m). As principais variáveis resposta analisadas são a perda de carga na coluna, a perda de carga nos furos e no anular. O escoamento é considerado turbulento, monofásico e de fluido Newtoniano, sendo representado através do modelo − realizable com função de parede e simulado numericamente através do Método de Volumes Finitos. Notou-se que a redução do diâmetro dos furos ou o aumento da densidade de furação, levam a perdas de carga maiores, e o aumento do diâmetro da furação ou redução da densidade de furação, levam ao aumento da perda de carga na coluna, cuja raiz está na formação de vórtices na região anular e dos furos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Junqueira, Silvio Luiz de Mello | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Poletto, Vinícius Gustavo | - |
dc.contributor.referee1 | Germer, Eduardo Matos | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Alan Lungarini de | - |
dc.contributor.referee3 | Junqueira, Silvio Luiz de Mello | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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