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dc.creatorMartins, Matheus Rohrich-
dc.date.accessioned2024-10-29T21:11:18Z-
dc.date.available2024-10-29T21:11:18Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.citationMARTINS, Matheus Rohrich. Simulação numérica do escoamento em tubos furados utilizados na completação inteligente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35270-
dc.description.abstractPerforated liners are tools employed for intelligent completion of oil wells. The objective of the present work is to investigate the influence of geometrical parameters on a perforated liner’s flow. In this study the variables are hole diameters (6,35 mm ,12,7 mm and 25,4 mm), perforation density (15, 30, 60 holes/m). The main response variables are the column’s, hole’s and anular’s head loss. The flow is characterized as turbulent, monophasic and of newtonian fluid, being represented by the − realizable model, with standard wall function that is solved by the means of the Finite Volume Method. It has been noted that a smaller hole diameter or a greater perforation density, lead to higher head losses, while the increase of hole diameter or decrease in perforation density, lead to a higher column head loss, with is related to the formation of vortexes in the annular and holes region.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTubos - Dinâmica dos fluidospt_BR
dc.subjectTurbulênciapt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectTubes - Fluid dynamicspt_BR
dc.subjectTurbulencept_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicspt_BR
dc.titleSimulação numérica do escoamento em tubos furados utilizados na completação inteligentept_BR
dc.title.alternativeNumerical simulation of flow in perforated tubes used in smart completionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTubos furados são equipamentos empregados em completações inteligentes de poço aberto de óleo. O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência de parâmetros geométricos sobre o escoamento no tubo furado. Para esse estudo, são alterados o diâmetro dos furos (6,35 mm, 12,7 mm e 25,4mm) e a densidade de furação (15, 30 e 60 furos/m). As principais variáveis resposta analisadas são a perda de carga na coluna, a perda de carga nos furos e no anular. O escoamento é considerado turbulento, monofásico e de fluido Newtoniano, sendo representado através do modelo − realizable com função de parede e simulado numericamente através do Método de Volumes Finitos. Notou-se que a redução do diâmetro dos furos ou o aumento da densidade de furação, levam a perdas de carga maiores, e o aumento do diâmetro da furação ou redução da densidade de furação, levam ao aumento da perda de carga na coluna, cuja raiz está na formação de vórtices na região anular e dos furos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Junqueira, Silvio Luiz de Mello-
dc.contributor.advisor-co1Poletto, Vinícius Gustavo-
dc.contributor.referee1Germer, Eduardo Matos-
dc.contributor.referee2Souza, Alan Lungarini de-
dc.contributor.referee3Junqueira, Silvio Luiz de Mello-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEpt_BR
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