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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35270
Título: | Simulação numérica do escoamento em tubos furados utilizados na completação inteligente |
Título(s) alternativo(s): | Numerical simulation of flow in perforated tubes used in smart completion |
Autor(es): | Martins, Matheus Rohrich |
Orientador(es): | Junqueira, Silvio Luiz de Mello |
Palavras-chave: | Tubos - Dinâmica dos fluidos Turbulência Método dos elementos finitos Fluidodinâmica computacional Tubes - Fluid dynamics Turbulence Finite element method Computational fluid dynamics |
Data do documento: | 5-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MARTINS, Matheus Rohrich. Simulação numérica do escoamento em tubos furados utilizados na completação inteligente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Tubos furados são equipamentos empregados em completações inteligentes de poço aberto de óleo. O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência de parâmetros geométricos sobre o escoamento no tubo furado. Para esse estudo, são alterados o diâmetro dos furos (6,35 mm, 12,7 mm e 25,4mm) e a densidade de furação (15, 30 e 60 furos/m). As principais variáveis resposta analisadas são a perda de carga na coluna, a perda de carga nos furos e no anular. O escoamento é considerado turbulento, monofásico e de fluido Newtoniano, sendo representado através do modelo − realizable com função de parede e simulado numericamente através do Método de Volumes Finitos. Notou-se que a redução do diâmetro dos furos ou o aumento da densidade de furação, levam a perdas de carga maiores, e o aumento do diâmetro da furação ou redução da densidade de furação, levam ao aumento da perda de carga na coluna, cuja raiz está na formação de vórtices na região anular e dos furos. |
Abstract: | Perforated liners are tools employed for intelligent completion of oil wells. The objective of the present work is to investigate the influence of geometrical parameters on a perforated liner’s flow. In this study the variables are hole diameters (6,35 mm ,12,7 mm and 25,4 mm), perforation density (15, 30, 60 holes/m). The main response variables are the column’s, hole’s and anular’s head loss. The flow is characterized as turbulent, monophasic and of newtonian fluid, being represented by the − realizable model, with standard wall function that is solved by the means of the Finite Volume Method. It has been noted that a smaller hole diameter or a greater perforation density, lead to higher head losses, while the increase of hole diameter or decrease in perforation density, lead to a higher column head loss, with is related to the formation of vortexes in the annular and holes region. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35270 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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