Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Margarete do Rocio | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-19T11:33:23Z | - |
dc.date.available | 5000-01-01 | - |
dc.date.available | 2018-10-19T11:33:23Z | - |
dc.date.issued | 2010-04-30 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Margarete do Rocio. Conceitos de física para crianças: uma proposta para as séries iniciais. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3526 | - |
dc.description.abstract | The goal of this study is to propose and analyze strategies of teaching-learning in the firstlevels, which make development and comprehension of physics concepts possible, elucidating the importance and necessity of such concepts in the student’s daily lives. The pedagogical strategies were developed with children of the third year of the first cycle of basic education in a city-run school of Ponta Grossa, Paraná, where some topics about energy were presented. To work with such topics, projects were made, having as target to make the learning experience more contextualized, thus providing an integrating view between physics and other subjects. Therefore the gathering of data, resulting of the pedagogical practice application, was by means of applied research and the data were analyzed in a qualitative way. During the use of the strategy it was noticed that students showed more interest in learning and the results showed a positive response in the student’s acceptance and performance when discussing physics concepts. From the activities developed with the students, an educational product was created, constituted by a didactic manual, containing physics activity suggestions for children. The goal of the manual is that the teacher, no matter his area of knowledge, accepts the challenge of opening the minds of the students about Sciences, encouraging them to understand and think scientifically over the nature of their daily lives. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Conceitos em crianças | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Concepts in children | pt_BR |
dc.title | Conceitos de física para crianças: uma proposta para as séries iniciais | pt_BR |
dc.title.alternative | Physics concepts to children: a proposal for the initial series | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é o de propor e analisar estratégias de ensino-aprendizagem nas séries iniciais que possibilitem a formação e a compreensão de conceitos de Física, de modo a elucidar a importância e a necessidade de tais conceitos na vida cotidiana dos alunos. As estratégias pedagógicas foram desenvolvidas junto a crianças do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Ponta Grossa, Paraná, onde foram apresentados tópicos de Física em torno da temática energia. Para se trabalhar com tal temática, optou-se pela utilização de projetos, cujo objetivo era o de tornar a aprendizagem dos alunos mais contextualizada, possibilitando, assim, uma visão integradora com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, a obtenção dos dados resultantes da aplicação da prática pedagógica se deu por meio da pesquisa aplicada, e foram analisados de forma qualitativa. Durante a aplicação da estratégia, percebeu-se que os alunos demonstraram interesse para aprender e os resultados apresentaram uma resposta positiva na aceitação e no desempenho dos mesmos, ao se discutirem conceitos físicos. A partir das atividades desenvolvidas com os alunos, foi gerado um produto educacional, constituído de um manual didático contendo sugestões de atividades de Física para as crianças. O objetivo do referido manual é de que o professor, independentemente de sua área de formação, aceite o desafio de ampliar a visão de seus alunos a respeito de Ciências, incentivando-os a entender e pensar cientificamente a natureza e o seu cotidiano. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0916139369269635 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schuhmacher, Elcio | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
dc.contributor.referee4 | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Rodrigues, Margarete do Rocio_2010.pdf Disponível a partir de 5000-01-01 | 9,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.