Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35263
Título: Tecnologias de interação entre cliente e empresa no âmbito dos fornecedores para a Indústria 4.0 no Brasil
Título(s) alternativo(s): Technologies for interaction between customer and company in the scope of suppliers for Industry 4.0 in Brazil
Autor(es): Camargo, Marcos Ellyel de Souza
Orientador(es): Verussa Junior, Osvaldo
Palavras-chave: Indústria 4.0 - Brasil
Tecnologia
Internet das coisas
Industry 4.0 - Brazil
Technology
Internet of things
Data do documento: 25-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMARGO, Marcos Ellyel de Souza. Tecnologias de interação entre cliente e empresa no âmbito dos fornecedores para a Indústria 4.0 no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O conceito de indústria 4.0 está inserido no contexto da quarta revolução industrial a qual está relacionada com a convergência de tecnologias como internet, automação, robotização entre outras tecnologias já existentes, porém nesse contexto todas trabalham em conjunto, cooperativamente. Sabe-se que poucas empresas no Brasil se encaixam nesse conceito de indústria e consequentemente não estão totalmente preparadas para compreender as necessidades dos clientes atuais e as suas mudanças de demandas. Diante disso a problemática do estudo se debruça sobre os esforços que se tem feito para que a comunicação cliente/empresa no âmbito da indústria 4.0 seja facilitada. Faz-se então, uma exploração deste campo discursivo, retirando respostas a este problema através de questionário respondidos por executivos e responsáveis por vendas e atendimento ao cliente de empresas fornecedoras de tecnologia 4.0 em diferentes ramos. Os resultados apontam para a emergência do tema como a trajetória que perpassa as características definidoras das empresas compradoras de tecnologias 4.0, ao ciclo de vida do cliente e às aplicações de tecnologia da indústria 4.0 a esses clientes. Sob o ponto de vista das respostas coletadas, o cliente usa tecnologias deste tipo para melhorar seus processos, o relacionamento de seu canal de vendas, o uso e prestação de serviço pós-venda, e reinventam a experiência pós-venda por meio digital. Já no meio do caminho da transformação digital, fica claro que é necessário superar os principais riscos e desafios que o fornecedor de tecnologia 4.0 enfrenta no Brasil.
Abstract: The concept of industry 4.0 is inserted in the context of the fourth industrial revolution which is related to the convergence of technologies such as the internet, automation, robotization and other existing technologies, but in this context they all work together, cooperatively. It is known that few companies in Brazil fit this concept of industry and consequently are not fully prepared to understand the needs of current customers and their changing demands. In view of this, the study’s issue focuses on the efforts that have been made só that customer/company communication within the scope of Industry 4.0 is facilitated. Then, an exploration of this discursive field is made, extracting answers to this problem through a questionnaire answered by executives and responsible for sales and customer service of technology 4.0 supplier companies in different fields. The results point to the emergence of the theme as the trajectory that permeates the defining characteristics of companies purchasing 4.0 technologies, the customer life cycle and the applications of industry 4.0 technology to these customers. From the point of view of the responses collected, the customer uses technologies of this type to improve their processes, the relationship of their sales channel, the use and provision of after-sales service, and reinvent the aftersales experience through digital means. Halfway through the digital transformation, it is clear that it is necessary to overcome the main risks and challenges that the 4.0 technology provider faces in Brazil.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35263
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiasclienteempresaindustria.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons