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dc.creatorLazarotto, João Fernando Konfidera-
dc.date.accessioned2024-10-25T18:38:30Z-
dc.date.available2024-10-25T18:38:30Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationLAZAROTTO, João Fernando Konfidera. Projeto de um circuito experimental para avaliar o desempenho de uma bomba centrífuga operando com CO2 supercrítico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35261-
dc.description.abstractThe discovery of the pre-salt fields has brought great possibilities for the national oil industry, however, in addition to these benefits, great challenges have come, such as those posed by the unwanted presence of CO2 in high concentrations in the aforesaid fields. A possible solution to this is the separation of the gas phase rich in CO2 (at high pressures) while still on the seabed. This saves both on piping costs and optimizes the fluid separation space at the platform. An ordinary form of using this excessive CO2 is through its reinjection on the oil fields, as a secondary and tertiary oil recovery method. The reinjection of CO2 is usually performed through compressors, however, with the severe conditions at the seabed, this would require a set of high capacity compressing equipments, increasing the production costs. In this context, the present work aims to study the feasibility of using a multistage centrifugal pump to operate with supercritical CO2 (since it presents relatively low temperature and critical pressure), as it is more compact and economical than a compressor. Therefore, it is necessary to undertake the study of the theory pertinent to the dimensioning of the experimental circuit, describing the governing equations, explaining the simplifying hypotheses and its application on the scenario in question. Thus, the methodology developed in this work aims to provide subsidies for an implementation-to-be, in order to obtain the specifications of each component of the experimental circuit.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectBombas centrífugaspt_BR
dc.subjectRecuperação secundária do petróleopt_BR
dc.subjectSeparação (Tecnologia)pt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectExtração com fluído supercríticopt_BR
dc.subjectCentrifugal pumpspt_BR
dc.subjectSecondary recovery of oilpt_BR
dc.subjectSeparation (Technology)pt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectSupercritical fluid extractionpt_BR
dc.titleProjeto de um circuito experimental para avaliar o desempenho de uma bomba centrífuga operando com CO2 supercríticopt_BR
dc.title.alternativeProject of an experimental circuit to evaluate the performance of a centrifugal pump operating with supercritical CO2pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA descoberta dos campos do pré-sal trouxe grandes possibilidades para a indústria petrolífera nacional, contudo, além dos benefícios, vieram grandes desafios, pois se observou a presença indesejada de CO2 em elevadas. Uma possível solução é a separação da fase gasosa rica em CO2 (em altas pressões) ainda no leito marinho. Dessa forma se economiza tanto em tubulação como se otimiza o espaço de separação de fluidos nas unidades de produção offshore. Uma forma convencional de se utilizar esse excesso de CO2 é através de sua reinjeção em campos de petróleo, como método de recuperação secundária e terciária de petróleo. A reinjeção de CO2 costuma ser realizada, normalmente, por meio de compressores, entretanto, com as condições severas do leito marinho, isso resultaria na necessidade de um conjunto de equipamentos de compressão de elevada capacidade, encarecendo os custos de produção de petróleo. Nesse contexto, o presente trabalho visa estudar a viabilidade de se utilizar uma bomba centrífuga de múltiplos estágios para operar com CO2 supercrítico (já que apresenta uma temperatura e pressão crítica relativamente baixas), por ser mais compacta e econômica que um compressor. Para tanto, é necessário fazer um estudo da teoria que ajude no dimensionamento do circuito experimental, descrevendo as equações governantes, explicitando as hipóteses simplificadoras e sua aplicação no cenário estudado. Assim a metodologia desenvolvida nesse trabalho visa fornecer subsídios para uma posterior implementação, com o intuito de se obter as especificações de cada componente para a etapa de dimensionamento da bancada.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Paulo Henirque Dias dos-
dc.contributor.advisor-co1Cubas, Jhoan Miguel Cubas-
dc.contributor.referee1Santos, Paulo Henrique Dias dos-
dc.contributor.referee2Cubas, Jhoan Miguel Cubas-
dc.contributor.referee3Rossi, Luciano Fernando dos Santos-
dc.contributor.referee4Marcelino Neto, Moisés Alves-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEpt_BR
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