Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35255
Título: Conhecimentos profissionais de professores em um contexto de formação continuada a respeito do raciocínio matemático
Título(s) alternativo(s): Professional knowledge of teachers in a continuing education context regarding mathematical reasoning
Autor(es): Oliveira, Loryane Santos de
Orientador(es): Trevisan, Andre Luis
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Raciocínio
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Reasoning
Data do documento: 19-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: OLIVEIRA, Loryane Santos de. Conhecimentos profissionais de professores em um contexto de formação continuada a respeito do raciocínio matemático. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: O conhecimento dos professores para promover o Raciocínio Matemático (RM) no contexto de sua prática docente é fundamental para atender às exigências dos currículos educacionais. No entanto, aprimorar esse conhecimento é um desafio, o que destaca a necessidade de refletir sobre essa temática na formação de professores. Diante disso, a presente pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, tem como objetivo compreender os conhecimentos profissionais mobilizados por professores em um contexto de formação continuada a respeito do RM, quando se reúnem para discutir e analisar coletivamente suas práticas no ensino de Matemática. Para compor o aporte teórico desta pesquisa, foram realizados estudos pautados em diferentes autores que caracterizam o RM em termos de seus aspectos estruturais e processuais e seus entendimentos essenciais, bem como sobre as Oportunidades de Aprendizagem Profissional (OAP) e os conhecimentos do professor que ensina Matemática. O contexto para produção e coleta de dados é um processo formativo que reuniu, em formato online, ao longo do 1º semestre de 2023, professores de anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Mais especificamente, são considerados dados dos dois últimos encontros, pautados na reflexão de aulas que foram elaboradas e desenvolvidas por esses professores, tanto em discussões que ocorreram em dois pequenos grupos, quanto em um momento coletivo com a presença dos formadores. Para análise, foram transcritos áudios dessas discussões, procurando reconhecer as OAP geradas e categorizá-las em dois grupos: Conhecimento Especializado do RM e Conhecimento Pedagógico do RM. Como resultados, destacamos que as OAP geradas durante o processo formativo foram fundamentais para ampliação do conhecimento profissional desses professores acerca do RM. Como implicações, reconhecemos que esse estudo reforça a importância de uma formação continuada que integre teoria e prática, contribuindo para a melhoria contínua da prática docente e, consequentemente, para a qualidade da educação matemática.
Abstract: Teachers' knowledge of how to promote Mathematical Reasoning (MR) in the context of their teaching practice is fundamental to meeting the demands of educational curricula. However, improving this knowledge is a challenge, which highlights the need to reflect on this issue in teacher training. In view of this, this qualitative and interpretive research aims to understand the professional knowledge mobilized by teachers in a continuing education context regarding MR, when they meet to collectively discuss and analyse their practices in teaching mathematics. To form the theoretical basis for this research, studies were carried out based on different authors who characterize the MR in terms of its structural and procedural aspects and its essential understandings, as well as on Professional Learning Opportunities (PLO) and the knowledge of teachers who teach mathematics. The context for data production and collection is a training process that brought together, in an online format, during the first semester of 2023, teachers from the initial and final years of primary and secondary education. More specifically, we are looking at data from the last two meetings, based on reflecting on lessons that were prepared and developed by these teachers, both in discussions that took place in two small groups and in a collective moment with the presence of the trainers. For analysis purposes, audio recordings of these discussions were transcribed in an attempt to recognize the PLO generated and categorize them into two groups: Specialized Knowledge of MR and Pedagogical Knowledge of MR. The results show that the PLO generated during the training process were fundamental in expanding these teachers' professional knowledge about MR. As implications, we recognize that this study reinforces the importance of continuing education that integrates theory and practice, contributing to the continuous improvement of teaching practice and, consequently, to the quality of mathematics education.
Descrição: Acompanha produto educacional "O raciocínio matemático e seus entendimentos essenciais"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35255
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conhecimentosprofissionaisraciociniomatematico.pdf3,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
conhecimentosprofissionaisraciociniomatematico_produto.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons