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Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuadros, Celso Gonçalves de-
dc.date.accessioned2018-10-18T16:10:30Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-18T16:10:30Z-
dc.date.issued2010-08-09-
dc.identifier.citationQUADROS, Celso Gonçalves de. Toda física por água abaixo: a construção e utilização de um protótipo de submarino para o ensino de física. 2010. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3523-
dc.description.abstractThe present paper is an overture classroom application of David Ausubel’s Learning Theory, the meaningful learning, and the Psychology Theory of Conceptual Fields of Gerard Vergnaud. The application of some of the activities in this paper was developed in 2009, in two distinct classes of the high school technical course program in the Ponta Grossa Technological Federal University of Parana Campus - UTFPR. It was developed a qualitative research which pointed out the main existing problems in the students’ conceptual thinking concerning to the Physics topic researched, whose result was utilized to the elaboration of the presented activities. Thus, finding to determine conformity with the theories mentioned above to expand the applied activities and suggest others, in order to try to solve the conceptual problems observed in the research, surely aiming to improve the quality of Teaching Physics. Therefore, the activities applied in the classroom like the ones suggested in the paper were lined mainly in the utilization of a submarine prototype and some accessories, in a sequential way, whose main goal was the integration of several Physics concepts analyzed in the discipline along with its application. So that, the prototype was foreseen to be, as a initial reference, as a reference to be reused in the following activities to teach various Physics Concepts, providing to the student a review and an enlargement of these concepts, facilitating him the formation or the readequation of their initial concepts and their mental models in a more appropriate manner, making it easier itsinterpretation and a better understanding of the subject which will be studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSubmarinospt_BR
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-pt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSubmarines (Ships)pt_BR
dc.subjectConceptspt_BR
dc.titleToda física por água abaixo: a construção e utilização de um protótipo de submarino para o ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeAll physical for water below: the construction and use of a submarine prototype for physics teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma proposta de aplicação em sala de aula da teoria de ensino de David Ausubel, da aprendizagem significativa, e da teoria psicológica dos campos conceituais de Gerard Vergnaud. A aplicação de algumas das atividades desta proposta foi desenvolvida no ano de 2009, em duas turmas do curso técnico de nível médio no campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que indicou os principais problemas existentes na formação conceitual dos alunos, relativos aos tópicos de física pesquisados, cujo resultado foi utilizado para a elaboração das atividades propostas. Buscou-se, assim, estabelecer uma conformidade com as citadas teorias para se desenvolver as atividades aplicadas e sugerir outras, na tentativa de resolver os problemas conceituais detectados com a pesquisa, visando a melhoria da qualidade no ensino de Física. Tanto as atividades aplicadas em sala de aula como as sugeridas no trabalho foram pautadas principalmente na utilização de um protótipo de submarino e alguns acessórios, de maneira sequencial, cuja principal meta foi a integração de vários conceitos físicos trabalhados na disciplina ao longo de sua aplicação. Desta maneira, o protótipo foi previsto para ser, tanto uma referência inicial, como uma referência a ser reutilizada nas atividades subsequentes para o ensino de vários conceitos físicos, proporcionando ao aluno uma revisão e ampliação dos mesmos, facilitando para ele a formação ou a readequação dos seus conceitos iniciais e seus modelos mentais de maneira mais apropriada, tornando mais fácil sua interpretação e melhor o entendimento dos assuntos a serem estudados.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5864436043954171pt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.contributor.referee2Silva, Silvio Luiz Rutz da-
dc.contributor.referee3Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee4Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.referee5Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
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