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Título: Estudo da variabilidade ciclo a ciclo em um motor HCCI
Título(s) alternativo(s): Study of cycle-by-cycle variability of a HCCI engine
Autor(es): Andrade, Camilla Verbiski de
Pedrosa, Rodrigo Eidam
Orientador(es): Alegre, José Antonio Andrés Velásquez
Palavras-chave: Motores de combustão interna
Automóveis - Ignição
Álcool
Simulação (Computadores)
Internal combustion engines
Automobiles - Ignition
Alcohol
Computer simulation
Data do documento: 27-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ANDRADE, Camilla Verbiski de; PEDROSA, Rodrigo Eidam. Estudo da variabilidade ciclo a ciclo em um motor HCCI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O estudo acerca de novas tecnologias relacionadas aos motores a combustão interna tem se tornado cada vez mais necessário à medida em que as regulamentações sobre emissões e a demanda por uma maior eficiência energética se tornam mais rigorosas e desafiadoras. Inevitavelmente, as tecnologias de veículos híbridos e elétricos deverão dominar o mercado no futuro, entretanto, ainda há um longo caminho até que elas se tornem comercialmente predominantes. Com o domínio dos motores de combustão interna nas próximas décadas, surge a necessidade de aprofundar estudos e pesquisas visando seu aprimoramento por meio da aplicação de novas tecnologias, como a tecnologia Homogeneous Charge Compression Ignition (HCCI). Esta tecnologia permite alcançar eficiências térmicas comparáveis às dos motores diesel convencionais, com a vantagem de possibilitar a redução da emissão de poluentes. No entanto, a tecnologia HCCI também apresenta algumas barreiras para sua aplicação, como é o caso da variabilidade ciclo a ciclo. Assim, por meio da simulação de um motor monocilíndrico alimentado com etanol puro e operado no modo HCCI, este trabalho busca identificar as condições operacionais que causam a combustão instável e a consequente variabilidade ciclo a ciclo.
Abstract: The study of new technologies related to internal combustion engines has become increasingly necessary as regulations on emissions and demand for greater energy efficiency turn more stringent and challenging. Inevitably, hybrid and electric vehicle technologies are expected to dominate the market in the future; however, there is still a long way to go before these technologies become commercially prevalent. With the dominance of internal combustion engines for the next decades, a need arises for deepening studies and research seeking their improvement through the application of new technologies, such as the Homogeneous Charge Compression Ignition (HCCI) technology. This technology allows achieving thermal efficiencies comparable to those of conventional diesel engines, with the advantage of reduced pollutant emission. However, this technology also presents some barriers for its application, such as cycle-by-cycle variability. Thus, through the simulation of a single-cylinder engine fueled with pure ethanol and operated in HCCI mode, this work aims at identifying the operational conditions causing unstable combustion and the consequent cycle-by-cycle variability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35237
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