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Título: Dimensionamento de freio com válvula proporcionalizadora de pressão de um protótipo Baja SAE
Título(s) alternativo(s): Brake sizing with proportioning pressure valve of a Baja SAE prototype
Autor(es): Morgem, Charles
Silva, Miguel Ferracioli
Orientador(es): Nakayama, Ruy Somei
Palavras-chave: Freios
Válvulas
Automóveis - Projetos e construção
Atrito
Brakes
Valves
Automobiles - Design and construction
Friction
Data do documento: 25-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORGEM, Charles; SILVA, Miguel Ferracioli. Dimensionamento de freio com válvula proporcionalizadora de pressão de um protótipo baja SAE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A proposta desse trabalho tem como foco a análise do comportamento da frenagem de um protótipo do tipo baja SAE ao ser implementada uma válvula proporcionalizadora no seu sistema. Em seu desenvolvimento foram utilizados cálculos e validações experimentais, também foram descritas as opções disponíveis para construir um sistema de freio, bem como o funcionamento de cada componente. Com o intuito de obter resultados mais precisos, foram programados testes no veículo e em bancadas. São apresentadas as equações necessárias para dimensionar um freio e descobrir uma configuração ideal da válvula proporcionalizadora ao longo desse trabalho. Após todos os cálculos e testes, foi feita uma comparação entre os sistemas com e sem a válvula proporcionalizadora para ver suas vantagens e desvantagens.
Abstract: The purpose of this work focuses on an analysis of the braking behavior of an SAE Baja prototype when a proportioning valve is implemented in its system. In its development, experimental calculations and validations will be used, it also shown the options available to build a brake system, as well as the function of each component. In spite of obtaining more accurate results, tests were programmed on the vehicle and benches. The necessary equations for sizing a brake and discovering an ideal proportioning valve configuration are written throughout this work. After all the calculus and tests, a comparison will be made between the systems with and without a proportioning valve to see its advantages and disadvantages.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35235
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