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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35235
Título: | Dimensionamento de freio com válvula proporcionalizadora de pressão de um protótipo Baja SAE |
Título(s) alternativo(s): | Brake sizing with proportioning pressure valve of a Baja SAE prototype |
Autor(es): | Morgem, Charles Silva, Miguel Ferracioli |
Orientador(es): | Nakayama, Ruy Somei |
Palavras-chave: | Freios Válvulas Automóveis - Projetos e construção Atrito Brakes Valves Automobiles - Design and construction Friction |
Data do documento: | 25-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MORGEM, Charles; SILVA, Miguel Ferracioli. Dimensionamento de freio com válvula proporcionalizadora de pressão de um protótipo baja SAE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | A proposta desse trabalho tem como foco a análise do comportamento da frenagem de um protótipo do tipo baja SAE ao ser implementada uma válvula proporcionalizadora no seu sistema. Em seu desenvolvimento foram utilizados cálculos e validações experimentais, também foram descritas as opções disponíveis para construir um sistema de freio, bem como o funcionamento de cada componente. Com o intuito de obter resultados mais precisos, foram programados testes no veículo e em bancadas. São apresentadas as equações necessárias para dimensionar um freio e descobrir uma configuração ideal da válvula proporcionalizadora ao longo desse trabalho. Após todos os cálculos e testes, foi feita uma comparação entre os sistemas com e sem a válvula proporcionalizadora para ver suas vantagens e desvantagens. |
Abstract: | The purpose of this work focuses on an analysis of the braking behavior of an SAE Baja prototype when a proportioning valve is implemented in its system. In its development, experimental calculations and validations will be used, it also shown the options available to build a brake system, as well as the function of each component. In spite of obtaining more accurate results, tests were programmed on the vehicle and benches. The necessary equations for sizing a brake and discovering an ideal proportioning valve configuration are written throughout this work. After all the calculus and tests, a comparison will be made between the systems with and without a proportioning valve to see its advantages and disadvantages. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35235 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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