Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35231
Título: | O ensino de ciências promovendo a alfabetização científica e tecnológica: uma proposta de sequência didática |
Título(s) alternativo(s): | Science teaching promoting scientific and technological literacy: a proposal for a didactic sequence |
Autor(es): | Gonçalves, Débora Danieli Pontarollo |
Orientador(es): | Cechin, Marizete Righi |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Alfabetização Aprendizagem Abordagem interdisciplinar do conhecimento Science - Study and teaching Literacy Learning Interdisciplinary approach to knowledge |
Data do documento: | 26-Set-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | GONÇALVES, Débora Danieli Pontarollo. O ensino de ciências promovendo a alfabetização científica e tecnológica: uma proposta de sequência didática. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo de pesquisa apresentar uma análise das contribuições que a Sequência Didática com a temática alimentação saudável pode proporcionar para a alfabetização científica e tecnológica aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação deu-se a partir da seguinte questão: quais as contribuições que a Sequência Didática com a temática alimentação saudável pode proporcionar para a alfabetização científica e tecnológica aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? O método consiste em uma abordagem qualitativa, cujo encaminhamento está baseado na pesquisa de intervenção pedagógica. Foi desenvolvida e aplicada uma Sequência Didática intitulada Alfabetização e Alimentação Saudável, aplicada ao Ensino de Ciências nos anos iniciais no Ensino Fundamental. A pesquisa aconteceu em uma turma de 2º ano, os sujeitos com idades entre 7 e 8 anos, em uma instituição de tempo integral, na rede pública municipal, em uma cidade localizada na região dos Campos Gerais. Os dados foram constituídos por meio de avaliação diagnóstica, gravações em áudio dos relatos dos alunos, realização das atividades propostas, registros escritos, ilustrações e questionários. Para a análise de dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados apontaram que a Sequência Didática com a temática alimentação saudável promove e possibilita a alfabetização científica e tecnológica evidenciando a construção do conhecimento e mudança de postura, tanto do professor como dos alunos envolvidos na pesquisa. Verificou-se que a utilização desta metodologia de ensino propiciou aos educandos mais participação, envolvimento, possibilidade de argumentação e oportunidade de estar preparado para enfrentar os problemas do cotidiano. Acredita-se que as atividades dentro dos módulos propostos na Sequência Didática contribuíram para o avanço gradativo do conhecimento de cada aluno participante no que se refere a iniciação da educação científica ao Ensino de Ciências e ao processo de alfabetização e de letramento. |
Abstract: | The aim of this study is to present an analysis of the contributions that the Didactic Sequence on healthy eating can make to scientific and technological literacy among students in the early years of elementary school. The research was based on the following question: what contributions can the Didactic Sequence on healthy eating provide to scientific and technological literacy for students in the early years of elementary school? The method consists of a qualitative approach based on pedagogical intervention research. A Didactic Sequence entitled Literacy and Healthy Eating was developed and applied to science teaching in the early years of elementary school. The research took place in a 2nd grade class, with subjects aged between 7 and 8, in a full-time institution, in the municipal public network, in a city located in the Campos Gerais region. The data was collected by means of a diagnostic assessment, audio recordings of the students' reports, performance of the proposed activities, written records, illustrations and questionnaires. For data analysis, the Content Analysis proposed by Bardin (2016) was used. The results showed that the Didactic Sequence with the theme of healthy eating promotes and enables scientific and technological literacy, demonstrating the construction of knowledge and a change in the attitude of both the teacher and the students involved in the research. It was found that the use of this teaching methodology gave the students more participation, involvement, the possibility of argumentation and the opportunity to be prepared to face everyday problems. It is believed that the activities within the modules proposed in the Didactic Sequence contributed to the gradual advancement of the knowledge of each participating student with regard to the initiation of scientific education in Science Teaching and the literacy process. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Alfabetização científica e tecnológica e alimentação saudável |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35231 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinodecienciaspromovendoalfabetizao.pdf | 5,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
ensinodecienciaspromovendoalfabetizao_produto.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons