Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Patricia Beneti de-
dc.date.accessioned2024-10-24T12:39:05Z-
dc.date.available2024-10-24T12:39:05Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patricia Beneti de. Metodologias ativas e tecnologias de ensino: uma proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de cursos de engenharias da disciplina de cálculo diferencial e integral. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35230-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de engenhariaspt_BR
dc.description.abstractThis work discuss active methodologies and digital teaching technologies applied through research at a university in the north of Paraná, in which the objective was to conduct a self-study proposal for the leveling up of students in Engineering courses in the Calculus discipline. Differential and Integral that is configured, within the scope of active methodologies, as a mathematical learning environment. For the reference, a review of the panorama was conducted on the following themes: teaching Differential and Integral Calculus, Teaching Functions, Active Methodologies and Digital Teaching Technologies. From this, a virtual learning environment for self-study was configured together with two data collection instruments organized into a diagnostic assessment and a post-self-study assessment. In the results, an analysis of the students' self-assessment concerning the instrument is presented. of research and the potential of the virtual environment for the teaching and learning process and it is evident that students need intervention so that the leveling of the content of functions occurs, which can be taken as a basis to guide pedagogical practice during development of his studies in the field of Engineering.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectIntegral calculuspt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleMetodologias ativas e tecnologias de ensino: uma proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de cursos de engenharias da disciplina de cálculo diferencial e integralpt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies and teaching technologies: a self-study proposal for leveling students on engineering courses in the discipline of differential and integral calculuspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda as metodologias ativas e tecnologias digitais de ensino aplicadas por meio de uma pesquisa em uma Universidade do Norte do Paraná, no qual se objetivou realizar uma proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de cursos de Engenharias na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral que se configure, no âmbito das metodologias ativas, como um ambiente de aprendizagem matemática. Para o referencial foi realizada uma revisão no panorama sobre as seguintes temáticas: ensino do Cálculo Diferencial e Integral, o Ensino de Funções, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Ensino. A partir disso, configurou-se um ambiente virtual de aprendizagem para autoestudo juntamente com dois instrumentos de coletas de dados organizados em uma avaliação diagnóstica e uma avaliação pós-autoestudo. Nos resultados se apresenta uma análise da autoavaliação dos estudantes em relação ao instrumento de pesquisa e as potencialidades do ambiente virtual para o processo de ensino e aprendizagem e se evidencia que os estudantes necessitam de intervenção para que ocorra o nivelamento do conteúdo de funções, que pode ser tomado como base para orientar a prática pedagógica no decorrer do desenvolvimento de seus estudos na área da Engenharia.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3676-2675pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242524685147854pt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alessandra Dutra-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5119-3752pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750951618583167pt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Anna Flávia Magnoni-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5556-3877pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885791424874224pt_BR
dc.contributor.referee4Carvalho, Diego Fogaça-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4984-6344pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261276631071590pt_BR
dc.contributor.referee5Figueiredo, Helenara Regina Sampaio-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-7974-0818pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6619487794197361pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiastecnologiasensinocalculo.pdf6,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metodologiastecnologiasensinocalculo_produto.pdf5,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons