Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35230
Título: Metodologias ativas e tecnologias de ensino: uma proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de cursos de engenharias da disciplina de cálculo diferencial e integral
Título(s) alternativo(s): Active methodologies and teaching technologies: a self-study proposal for leveling students on engineering courses in the discipline of differential and integral calculus
Autor(es): Oliveira, Patricia Beneti de
Orientador(es): Trevisan, André Luis
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Metodologia
Aprendizagem ativa
Mathematics - Study and teaching
Educational technology
Differential calculus
Integral calculus
Methodology
Active learning
Data do documento: 17-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: OLIVEIRA, Patricia Beneti de. Metodologias ativas e tecnologias de ensino: uma proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de cursos de engenharias da disciplina de cálculo diferencial e integral. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: Este trabalho aborda as metodologias ativas e tecnologias digitais de ensino aplicadas por meio de uma pesquisa em uma Universidade do Norte do Paraná, no qual se objetivou realizar uma proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de cursos de Engenharias na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral que se configure, no âmbito das metodologias ativas, como um ambiente de aprendizagem matemática. Para o referencial foi realizada uma revisão no panorama sobre as seguintes temáticas: ensino do Cálculo Diferencial e Integral, o Ensino de Funções, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais de Ensino. A partir disso, configurou-se um ambiente virtual de aprendizagem para autoestudo juntamente com dois instrumentos de coletas de dados organizados em uma avaliação diagnóstica e uma avaliação pós-autoestudo. Nos resultados se apresenta uma análise da autoavaliação dos estudantes em relação ao instrumento de pesquisa e as potencialidades do ambiente virtual para o processo de ensino e aprendizagem e se evidencia que os estudantes necessitam de intervenção para que ocorra o nivelamento do conteúdo de funções, que pode ser tomado como base para orientar a prática pedagógica no decorrer do desenvolvimento de seus estudos na área da Engenharia.
Abstract: This work discuss active methodologies and digital teaching technologies applied through research at a university in the north of Paraná, in which the objective was to conduct a self-study proposal for the leveling up of students in Engineering courses in the Calculus discipline. Differential and Integral that is configured, within the scope of active methodologies, as a mathematical learning environment. For the reference, a review of the panorama was conducted on the following themes: teaching Differential and Integral Calculus, Teaching Functions, Active Methodologies and Digital Teaching Technologies. From this, a virtual learning environment for self-study was configured together with two data collection instruments organized into a diagnostic assessment and a post-self-study assessment. In the results, an analysis of the students' self-assessment concerning the instrument is presented. of research and the potential of the virtual environment for the teaching and learning process and it is evident that students need intervention so that the leveling of the content of functions occurs, which can be taken as a basis to guide pedagogical practice during development of his studies in the field of Engineering.
Descrição: Acompanha produção técnica: Proposta de autoestudo para nivelamento de estudantes de engenharias
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35230
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiastecnologiasensinocalculo.pdf6,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metodologiastecnologiasensinocalculo_produto.pdf5,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons